quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Tendências

Panificadoras: tendências e serviços

Dra. Juliana B. Menegazzi nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM, Personal Diet e Proprietária da Saúde Viver Consultoria e Assessoria em Nutrição.

O mercado de panificação não é mais o mesmo. Está cada vez mais concorrido devido à mudança do perfil da clientela e a participação de novos empresários nesse segmento.

Nos últimos anos, houve um aumento substancial no número de padarias e não é difícil perceber que a distância entre elas está cada vez menor, assim, surge a necessidade de se traçar estratégias e buscar diferenciais para destacar-se ao meio de tantas. Já é possível observar essa tendência nos inúmeros serviços agregados: buffet de café da manhã, almoço, buffet de sopas, produtos para festas, além de padarias que ampliaram seu espaço e implantaram mini-adegas, empórios, salas de revista, entre outros.

Um bom serviço inicia-se pelo atendimento eficaz e cortês, novas receitas e boas práticas de higiene e manipulação também são pontos fundamentais para fidelizar clientela, esses itens são contemplados mediante treinamentos constantes para conscientizar os funcionários. De nada adianta uma padaria com ótimas instalações, equipamentos modernos, matéria-prima de primeira linha, se não temos equipe qualificada para trabalhar em tais condições. Colaboradores pouco capacitados e mal instruídos podem espantar a clientela e trazer prejuízos ao estabelecimento (quebra de equipamentos, desperdício de matéria-prima, faltas etc).

O estabelecimento deve estar atento não só às tendências de mercado, como também às exigências legais, principalmente relativas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA. Não é raro encontrarmos donos e sócios de estabelecimentos que não estão cientes de itens básicos como: a obrigatoriedade de apresentar o rótulo nos produtos fabricados na padaria, de ter o manual de boas práticas de fabricação personalizado e implantado, ter um responsável técnico, oferecer treinamentos periódicos, bem como outras exigências relativas a estrutura física.

Para as questões mais técnicas, as panificadoras já podem contar com as nutricionistas da Saúde Viver, que certamente irão colaborar para o crescimento do seu negócio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário