sábado, 9 de janeiro de 2010

A importância do pão francês

O PÃO FRANCÊS E A SUA IMPORTÂNCIA NA DIETA ALIMENTAR

O pão francês é uma fonte rica de energia necessária para o rendimento e a saúde do ser humano, principalmente para os atletas, por ser uma fonte de moléculas de carboidratos complexos (como as massas, as batatas e o arroz), que se transformam em puro glicogênio (reserva energética do organismo).

Portanto, o tradicional alimento que faz parte da cultura alimentar dos brasileiros, deve ser recomendado quando alguém vai praticar algum tipo de atividade física que exija, por exemplo, um trabalho muscular de explosão.

Como os pães são as fontes mais rápidas de energia, é importante que eles estejam relacionados nas dietas dos atletas, tanto antes como depois das atividades físicas. Dão e repõem rapidamente a energia necessária. O pão francês em função do seu alto valor nutritivo e fácil digestão, é o mais recomendado pela maioria das nutricionistas responsáveis pela alimentação dos atletas.

Os especialistas recomendam o pão francês, já que outros tipos de pães, em geral, contém em suas formulações açúcares e gorduras e, portanto, dificultam a digestão e atrapalham o rendimento físico.

O pão francês é muito rico em outras substâncias necessárias para o organismo humano, tais como fibras alimentares, tiamina, niacina, retinol, fósforo, ferro, cobre, zinco, folato, sódio, potássio e etc.

Um pão francês (50 g) não engorda, pois fornece tão somente cerca de 135 calorias e 29 gramas de carboidratos.

Muitas pessoas retiram o miolo do pão antes de consumi-lo, na crença de que estarão assim ingerindo menor número de calorias, o que é um engano, pois a casca e o miolo do pão têm a mesma composição, e portanto, os dois possuem a mesma quantidade de calorias. A única diferença é que, retirando-se o miolo ingere-se menor quantidade de pão.

Abaixo demonstramos uma tabela, que exemplifica a importância do pão na dieta alimentar:



A IMPORTÂNCIA DO PÃO NA DIETA - TABELA I Mulheres ativas e homens sedentários Homens ativos Atletas
Necessidades diárias de calorias 2.200 2.800 3.500
Necessidades de calorias vinda dos carboidratos (g) 1.100 – 1.320 1.400 – 1.680 2.100 – 2.450
Quantidades de pães (unidades) recomendadas 3 4 5
Quantidade de calorias fonte: pão 405 540 675
Quantidade de carboidratos fonte: pão (g) 87 116 145

Fonte: Instituto Central do HCFMUSP

NOTA IMPORTANTE:

É importante ressaltar que os valores nutricionais do pão se alteram conforme a variedade dos ingredientes, dependendo da época do ano, tipo de fornecedor de matérias primas e insumos, espécie, cor e etc. e principalmente se alteram de acordo com a formulação que é utilizada na fabricação dos produtos, com balanceamento de receitas mais simples ou mais ricas, ocorrendo assim riscos de se informar erroneamente o consumidor. Existem programas informatizados que calculam automática e rapidamente o valor nutricional dos alimentos, de acordo com sua composição, balanceamento e etc. No entanto é importante que se faça uma análise química comprobatória em laboratórios oficiais especializados, para obter – se um laudo técnico oficial, que garantirá ao consumidor a idoneidade das informações sobre o produto que ele está consumindo.
Vejamos agora uma tabela comparativa de nutrientes, (Tabela de Composição Alimentar), do pão francês quando comparado aos outros tipos de pães consumidos pelos brasileiros:

POR 100 G DO PRODUTO - TABELA II
ALIMENTO: Calorias

(kcal)
Carboidratos

(g)
Proteínas

(g)
Lipídeos

(g)
Cálcio

(g)
Fósforo

(g)
Ferro

(g)

Pão Francês 270 57,4 9,3 0,2 22 107 1,20
Pão Integral 232 45,5 10,4 0,9 31 278 2,16
Pão Doce 274 56,3 7,5 1,4 12 70 1,2
Pão Italiano 256 53,7 8,7 0,8 13 77 0,7
Pão Centeio 232 47,0 8,7 0,6 22
156 2,3
Pão Glúten 254 29,9 25,1 3,8 45 132 1,67

Fonte: Tabela de Composição Alimentar, Guilherme Franco – 9ª edição

Outra tabela interessante, refere-se a comparação do pão francês e a necessidade diária recomendada de nutrientes (RDA), para crianças conforme as normas do “Food and Nutrition Board” de 1.989:

TABELA III
NUTRIENTES Necessidade diária recomendada

(RDA) para crianças de 4 a 6 anos
Nutrientes ingeridos com o consumo

Diário de 2 pães franceses (100g )

Energia (kcal) 1.700 285,6
Proteínas 30 11
Niacina 9 2,32
Zinco 10 1,04
Cálcio 800 42,8
Fósforo 800 85
Ferro 10 0,75

Fonte: FOOD AND NUTRITION BOARD – 1.989

Como se pode observar na tabela I acima, mesmo para mulheres ativas e homens sedentários, seria preciso consumir-se mais de 5 vezes as quantidades recomendadas de pão, para atingir –se as necessidades de calorias diárias fundamentais ao organismo humano, e cerca de 8 vezes mais de pão francês para obtermos as kilocarias necessárias conforme demonstrado na tabela II.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), recomenda a ingestão de 60 (sessenta) Kg de pão por ano per capta, e os brasileiros consomem atualmente somente cerca de 27 Kg por ano, ou seja, menos da metade da recomendação da OMS, portanto é necessário aumentarmos o consumo desse alimento tão importante na nossa dieta alimentar.
Fonte: ABIP

Fica concluído então que o consumo de pão francês na dieta alimentar, além de ser um hábito saudável da cultura brasileira, e fonte imediata da energia e das calorias que vem dos carboidratos, possuindo nutrientes básicos ao organismo através de algumas vitaminas, tais como sódio, cálcio, fósforo e potássio, absolutamente não engorda! E o melhor de tudo: ele também está isento do mau colesterol.

Aliás, é fato que entre os técnicos e os realmente especializados no assunto, costumar-se dizer que o que realmente engorda não é o pão francês, e sim o que colocamos entre as suas duas metades partidas, como manteiga, presunto, queijos, patês, molhos os mais variados e maioneses.

“AMADORES“ - Dieta precisa ser adequada

Os Atletas de fim-de-semana devem, antes de “assaltar” a padaria, fazer uma avaliação nutricional. Existem restrições ao consumo do pão, normalmente relacionadas à ingestão dos nutrientes que o compõem.

Diabetes, disfunções biliares ou pancreáticas e doença celíaca (intolerância à giardina – elemento constituinte do glúten), são exemplos de enfermidades que inibem e que, em alguns casos, proíbem a presença do pão na dieta dos pacientes.

Além disso, é preciso ter bom senso. O consumo de pães deve ser proporcional à intensidade da prática de atividade física. “ De qualquer forma, a presença ou não de pão na dieta depende de cada caso”, afirmou Patrícia Martins Domingos, nutricionista do Hospital das Clínicas (SP).

Os especialistas ainda alertam que alguns tipos de pães não entram nessa lista de recomendação. Isso porque os pães ou roscas doces – que possuem açúcares e gordura – dificultam a digestão e atrapalham o rendimento físico. “ Na hora de programar uma refeição que preceda um treinamento ou competição, o ideal é não fugio do tradicional francês”, diz Luciana Rebello, nutricionista da Lusa

Tire suas dúvidas sobre o pão

Quantos gramas tem um pão ? O pão francês tem, em média, 50 gramas.

Qual é o tipo ideal ? Os especialistas recomendam o pão francês, já que os pães doces têm açúcares e gorduras e, portanto, dificultam a digestão e atrapalham o rendimento físico.

O que o pão fornece? Um pão francês fornece 130 calorias e 29 gramas de carboidratos.

O pão é rico em quais substâncias? O pão é fonte de moléculas de carboidratos complexos (como as massas e o arroz) que se transformam em glicogênio (reserva energética do organismo).

Quando se deve consumir pão? O pão francês é recomendado sempre que atividade física exija trabalho muscular de explosão.

Mentira e Verdade

Mentira: O miolo do pão engorda mais do que a casca? Segundo a nutricionista Maria Luiza Santomauro Vaz, casca e miolo tem a mesma composição e, portanto, os dois possuem a mesma quantidade de calorias. A diferença é que, retirando-se o miolo, come-se menos pão.

Verdade: Em casos patológicos como o diabetes, deve-se limitar – mas não cessar – o consumo de pão francês. Já em relação à doença celíaca, a recomendação é proibir o consumo, já que os doentes apresentam intolerância a alimentos derivados do trigo.

Reportagem realizada por Marília Ruiz e publicado no Jornal Folha de São Paulo, no dia 18.01.2000, no caderno de esporte

“O pão francês é uma fonte barata de energia e saúde, portanto coma mais pão” !


Fonte:sindipan.org.br

Um comentário:

  1. adorei a materia .eu faço dieta mais não goncigo e neim quero,tira o pão fancês da minha vida eu adoro o cheirinho do pão na hora do café .amo muito..obrigado .por esclareçer .minha duvidas

    ResponderExcluir