domingo, 10 de janeiro de 2010

Mão-de-obra nas panificadoras

Mercado exige melhora da mão-de-obra das panificadoras
Revista Pão e Sabores



Cursos oferecidos pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo possibilitam capacitação dos funcionários

Já foi a época em que padeiros, confeiteiros e salgadeiros ficavam apenas na cozinha. Hoje o mercado de panificação e confeitaria exige que esses profissionais se qualifiquem e aprendam não apenas a prepara o alimento, mas também conhecer técnicas de segurança nutricional, manipulação de alimentos, higiene, entre outros assuntos.

Com o objetivo de suprir essa demanda de cursos é que o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães) resolveu investir em um Centro Tecnológico, também denominado “Padaria Escola”, localizada na sede do Sindicato.

Atualmente o Sindipães oferece cursos de capacitação e qualificação de padeiro, confeiteiro e salgadeiro para os trabalhadores das panificadoras do Estado. São cursos, com carga horária de 80horas, ofertados no próprio Centro Tecnológico. O Coordenador do CT e também instrutor dos cursos, Lourival Silva, relata que os cursos são divididos em teoria e prática.

“Temos 20 horas de teoria, onde passo orientação de higiene, manipulação de alimentos com segurança, cálculo, receitas, entre outras coisas. E, nas 60horas de aulas práticas, colocamos a mão na massa: desenvolvemos receitas e aprendemos novas práticas”, relata. Ele lembra que durante os cursos são divulgados lançamento de novos produtos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário