Pular para o conteúdo principal

Receitas

TORTA DE LIMÃO
Igredientes

Massa:
250g de farinha de trigo
1 pitada de sal
125g de manteiga
1 gema
2 a 3 colheres de sopa de água gelada

Recheio:
Casca ralada e suco de 3 limões
75g de açúcar
125g de amêndoas moídas
1 boa pitada de canela em pó

Cobertura:
2 limões cortados em fatias finas
125g de açúcar

Modo de Preparo
Faça primeiro a massa. Peneire a farinha de trigo e o sal em uma tigela e acrescente a manteiga até obter uma mistura parecida com farinha de rosca.. Junte a gema e água gelada suficiente para fazer uma massa macia e elástica. Coloque no refrigerador e deixe gelar por 30 min.
Para o recheio coloque a casca, o suco de limão e o açúcar em uma tigela. Adicione os ovos e mais uma clara. Bata bem os ingredientes e acrescente o creme, as amêndoas moídas e a canela em pó. Continue a bater até obter uma misture lisa e espessa.
Abra a massa sobre uma surperfície polvilhada com farinha de trigo, e utiliza-a para forrar uma forma de torta com 25cm de diâmetro. Fure a massa da base com um garfo e coloque o recheio por cima. Asse no forno preaquecido a 190º C (375ºF), gás 5, por 30 minutos, ou até que esteja dourada. Coloque de lado para esfriar.
Aqueça as fatias de limão em um pouquinho de água sobre o fogo baixo por 10 minutos ou até que estejam macias. Retire e escorra as fatias de limão, reservando 75 ml do líquido do cozimento. Adicione o açúcar a este líquido e mexa sobre fogo baixo até que tenha dissolvido. Aumente o fogo e, após ferver, junte as fatias de limão e cozinhe rapidamente até que elas estejam totalmente cobertas pela calda. Retire as fatias e utilize para cobrir a torta. Deixe esfriar antes de servir.

Autor
ABIP


BOLO PUDIM DOURADO
Igredientes

125g de manteiga derretida
125g de açúcar
Casca ralada de uma laranja
2 ovos batidos
150g de farinha de trigo com fermento
4 colheres de sopa de KARO

Modo de Preparo
1. Unte a fôrma para o bolo de 900ml de capacidade
2. Coloque a manteiga, o açúcar e a casca de laranja em uma tigela e bata até que a mistura esteja leve e fofa. Gradualmente, vá adicionando ovos, batendo bem entre cada adição. Peneire a farinha e junte-a à mistura.
3. Espalhe o Karo no fundo da fôrma e derrame a mistura de bolo por cima. Cubra a fôrma com um pedaço de papel alumínio, grandes o bastante para permitir a expansão da massa; amarre com um barbante. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira com água e asse em banho–maria, na boca do fogão, por cerca de 11/2 hora, colocando mais água quente na assadeira se necessário.
4. Para servir, retire o barbante, o papel manteiga e o papel alumínio e vire o bolo sobre uma travessa aquecida.

Autor
abip


Rosca Floresta Negra
Igredientes

Massa:
4 tabletes de fermento biológico
1 xícara de leite morno
2 colheres de (café) de sal
1 xícara de açúcar refinado
1/2 copo (100 ml) de água morna
3 ovos
100 g de margarina sem sal amolecida
1 kg de farinha de trigo

Recheio:
2 1/2 xícara de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de margarina sem sal
50 g de coco ralado
100 g de uva passa sem semente

Cobertura:
chocolate ao Leite - Derretido em banho maria 200 gramas
Cereja 1/2 Xícara de Chá

Modo de Preparo
Dissolva os tabletes de Fermento Biológico Fresco Fleischmann no leite morno.
Recheio: Coloque em uma panela, o leite e a margarina. Quando começar a ferver, acrescentar o chocolate em pó, o açúcar e a farinha, misturar por 2 minutos e deixe resfriar o creme.
Junte todos os ingredientes da massa, acrescente aos poucos a água e sove até obter uma massa lisa e enxuta, divida a massa em 6 pedaços, enrole e deixe descansar por 20 minutos coberta com um plástico.
Abra uma unidade de massa, junte o recheio colocando o creme, as passas e por último o coco ralado. Enrole tipo rocambole e junte as pontas fazendo roscas.
Deixe descansar até dobrar de volume. Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos.
Ao sair do forno, deixe esfriar e aplique a cobertura de chocolate e decore com cerejas.

Autor
Bem Feitinho


Pão com Ricota e Frutas cristalizadas
Igredientes

Massa:
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite morno
1/4 xícara de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
2 ovos
1 tablete de fermento biológico fresco (15 g)

Recheio:
1 xícara de frutas cristalizadas mistas picadas
1/2 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de uva passa preta sem sementes
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de essência de baunilha
400 g de ricota
2 ovos

Para pincelar:
2 colheres (sopa) de café
2 gemas
Modo de Preparo

Massa:
Dissolva o fermento no leite.
Junte o açúcar e uma xícara da farinha, misture e deixe crescer por 30 minutos. Acrescente os ovos, o sal, a manteiga e a farinha restante.
Amasse até obter uma massa lisa e firme. Divida a massa ao meio.
Com um rolo, abra cada porção num retângulo de 25 x 35 cm, com 1 cm de espessura. Reserve.

Recheio:
Misture todos os ingredientes e reserve. Montagem:
Distribua o recheio entre os retângulos de massa e enrole como um rocambole, pelo lado maior.
Dobre as extremidades para fechar. Unte duas assadeiras com manteiga e coloque os pães.
Misture as gemas com o café e pincele os pães.
Deixe crescer.
Aqueça o forno em temperatura alta e asse os pães por 30 minutos ou até dourarem bem.
Rende 30 fatias

Autor
Bem Feitinho


Panificação faz bolo de 450 kg para Curitiba - 31/03/2009

Como já é tradição, a festa para comemorar o aniversário de Curitiba contou com um bolo de 316 kg referente à idade da cidade e dois menores que juntos totalizaram 450 kg de bolo, feito pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná, Moinhos Anaconda e parceria da Líder Equipamentos para Panificação e do SESI. A guloseima abordou a ecologia e foi distribuído para a população no Parque Barigui, com a presença do prefeito municipal de Curitiba, Beto Richa.

O bolo foi distribuído para cerca de 4.500 curitibanos, que puderam ver ao vivo 20 profissionais fazendo o recheio e a cobertura. O objetivo do evento foi despertar na população a necessidade de preservar o meio ambiente, por isso este ano o bolo teve o tema “Ecologia”. “A natureza está chegando ao seu limite e precisa que cada um faça sua parte para que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais do planeta”, diz Joaquim Cancela Gonçalves, presidente do Sindicato.

Para fazer o bolo gigante foi preciso muita dedicação, onde os trabalhos duraram mais de um mês para realizar o planejamento, confecção das massas, montagem, recheio e cobertura. Além da fabricação, a organização do evento também foi fundamental para atender as expectativas dos curitibanos que receberam o pedaço de bolo. Para isto o Sindicato da Panificação contou com a colaboração da Guarda Municipal, que garantiu que a distribuição fosse realizada de forma organizada. “Este é o 6º ano que o sindicato presenteia a cidade com um bolo. Somos parceiros da prefeitura em vários projetos sociais e acreditamos que a melhor alternativa para um futuro mais humano é a união de instituições, empresas e da classe política, pois unidos é mais fácil para diminuir os problemas enfrentados pela sociedade”, salienta Gonçalves.

Segundo Beto Richa, prefeito de Curitiba, o Sindicato da Panificação vem mostrando na prática um trabalho em prol da sociedade, e o bolo para a cidade é mais uma das parcerias de sucesso entre a prefeitura e o Sipcep.

Para viabilizar a fabricação do bolo, 20 profissionais trabalhar durante todo o dia, a Líder Equipamentos para Panificação disponibilizou uma Batedeira Saturno 40 para bater o chantily e o Moinhos Anaconda ofereceu os ingredientes.

RECEITA:
105 kg de trigo;
77 kg de açúcar;
1.956 ovos;
130 litros de chantily;
58 kg de pêssego;
80 litros de calda;
45 litros de água;
3,5 kg de fermento;
7 kg de emulsificante.

Para completar a festa, o SESI realizou outras ações como a distribuição de 6.000 cartilhas sobre a sacola ecológica permanente na padaria, que aborda a importância da conscientização em relação à preservação do meio ambiente e, uma equipe realizou ações de saúde.

FONTE:
http://www.padariamoderna.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=716

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Ingredientes e suas funções

Características e funções dos ingredientes Os principais ingredientes em panificação dividem-se em dois grandes grupos: essenciais (farinha de trigo, água, fermento biológico e sal) e não essenciais (açúcar, gordura, leite, enzimas e outros). Destaque apenas para os essenciais: · Farinha O teor e a qualidade das proteínas formadoras de glúten da farinha de trigo são os principais fatores responsáveis pelo seu potencial de panificação, não obstante o amido, lipídeos e componentes aquossolúveis da farinha serem também necessários para a produção de pão com volume, textura e frescor adequados. Durante o processo de mistura, as proteínas insolúveis (gliadinas e gluteninas) da farinha de trigo hidratam-se, formando o glúten que após o tempo ótimo de mistura é capaz de reter os gases produzidos pelas leveduras, resultando desta forma um produto fermentado de baixa densidade. As gliadinas são as principais respons...

FORMULAÇÃO BÁSICA DE PÃO FRANCÊS

PARA ESTA FORMULAÇÃO UTILIZA-SE A METODOLOGIA DE PORCENTEGEM ( BAKER PERCENTAGE ) No método de porcentagem , a farinha é representada como 100 %, e os demais ingredientes como uma pocentagem da farinha. Exemplo: se eu vou utilizar 5 kg de farinha de trigo para elaborar um pão, estes 5 kg de farinha representarão 100%; e 3 kg de água gelada 60%, e assim sucessivamente. INGREDIENTES FARINHA................... (100 %) ÁGUA GELADA............... ( 60 %) SAL....................... ( 2 %) AÇÚCAR.................... ( 1 %) MARGARINA................. (2,5 %) CONDICIONADOR DE FARINHA.. ( 1 %) BANHA/GORDURA VEGETAL..... ( 1 %) EMULSIFICANTE (Opcional).. (0,1 %) FERMENTO BIOLÓGICO SECO... ( 1 %) TEMPO DE FERMENTAÇÃO Quantidade de Fermento Biol. Seco 1 % = 3 HORAS DE FERMENTAÇÃO 0,5 % = 6 HORAS DE FERMENTAÇÃO 0,25 % = 9 HORAS DE FERMENTAÇÃO TEMPERATURA DO FORNO 200 a 210º C c/vapor Processamento: 1 – Separar e pesar os ingredientes da formulação; 2 - Enviar os...

Etapas de Processamento do Pão

MISTURA ¯ FERMENTAÇÃO PRINCIPAL ¯ DIVISÃO ¯ BOLEAMENTO ¯ FERMENTAÇÃO SECUNDÁRIA ¯ MOLDAGEM ¯ FERMENTAÇÃO FINAL ¯ COZIMENTO ¯ RESFRIAMENTO ¯ CORTE EM FATIAS E EMBALAGEM Mistura: homogeneizar os ingredientes na etapa inicial, aerar e assegurar um trabalho mecânico sobre a massa, iniciando o desenvolvimento do glúten formado pela hidratação das proteínas da farinha até a obtenção de uma massa com propriedades viscoelásticas adequadas. A produção de massas à temperatura de 26-28ºC, ao final da etapa de mistura, é adequada, pois inibe a fermentação e, conseqüentemente, a produção excessiva de gases, sendo a temperatura da massa durante a mistura controlada pela temperatura da água. Fermentação Principal: é uma fermentação alcoólica e anaeróbica produzida pela ação do fermento biológico (levedura) sobre os açúcares presentes na massa. Há a produção de gás carbônico e modificações físico-químicas, as quais interferem nas propriedades plásticas da massa, participando da formação do sabor e...