sábado, 9 de janeiro de 2010

Receitas

TORTA DE LIMÃO
Igredientes

Massa:
250g de farinha de trigo
1 pitada de sal
125g de manteiga
1 gema
2 a 3 colheres de sopa de água gelada

Recheio:
Casca ralada e suco de 3 limões
75g de açúcar
125g de amêndoas moídas
1 boa pitada de canela em pó

Cobertura:
2 limões cortados em fatias finas
125g de açúcar

Modo de Preparo
Faça primeiro a massa. Peneire a farinha de trigo e o sal em uma tigela e acrescente a manteiga até obter uma mistura parecida com farinha de rosca.. Junte a gema e água gelada suficiente para fazer uma massa macia e elástica. Coloque no refrigerador e deixe gelar por 30 min.
Para o recheio coloque a casca, o suco de limão e o açúcar em uma tigela. Adicione os ovos e mais uma clara. Bata bem os ingredientes e acrescente o creme, as amêndoas moídas e a canela em pó. Continue a bater até obter uma misture lisa e espessa.
Abra a massa sobre uma surperfície polvilhada com farinha de trigo, e utiliza-a para forrar uma forma de torta com 25cm de diâmetro. Fure a massa da base com um garfo e coloque o recheio por cima. Asse no forno preaquecido a 190º C (375ºF), gás 5, por 30 minutos, ou até que esteja dourada. Coloque de lado para esfriar.
Aqueça as fatias de limão em um pouquinho de água sobre o fogo baixo por 10 minutos ou até que estejam macias. Retire e escorra as fatias de limão, reservando 75 ml do líquido do cozimento. Adicione o açúcar a este líquido e mexa sobre fogo baixo até que tenha dissolvido. Aumente o fogo e, após ferver, junte as fatias de limão e cozinhe rapidamente até que elas estejam totalmente cobertas pela calda. Retire as fatias e utilize para cobrir a torta. Deixe esfriar antes de servir.

Autor
ABIP


BOLO PUDIM DOURADO
Igredientes

125g de manteiga derretida
125g de açúcar
Casca ralada de uma laranja
2 ovos batidos
150g de farinha de trigo com fermento
4 colheres de sopa de KARO

Modo de Preparo
1. Unte a fôrma para o bolo de 900ml de capacidade
2. Coloque a manteiga, o açúcar e a casca de laranja em uma tigela e bata até que a mistura esteja leve e fofa. Gradualmente, vá adicionando ovos, batendo bem entre cada adição. Peneire a farinha e junte-a à mistura.
3. Espalhe o Karo no fundo da fôrma e derrame a mistura de bolo por cima. Cubra a fôrma com um pedaço de papel alumínio, grandes o bastante para permitir a expansão da massa; amarre com um barbante. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira com água e asse em banho–maria, na boca do fogão, por cerca de 11/2 hora, colocando mais água quente na assadeira se necessário.
4. Para servir, retire o barbante, o papel manteiga e o papel alumínio e vire o bolo sobre uma travessa aquecida.

Autor
abip


Rosca Floresta Negra
Igredientes

Massa:
4 tabletes de fermento biológico
1 xícara de leite morno
2 colheres de (café) de sal
1 xícara de açúcar refinado
1/2 copo (100 ml) de água morna
3 ovos
100 g de margarina sem sal amolecida
1 kg de farinha de trigo

Recheio:
2 1/2 xícara de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de margarina sem sal
50 g de coco ralado
100 g de uva passa sem semente

Cobertura:
chocolate ao Leite - Derretido em banho maria 200 gramas
Cereja 1/2 Xícara de Chá

Modo de Preparo
Dissolva os tabletes de Fermento Biológico Fresco Fleischmann no leite morno.
Recheio: Coloque em uma panela, o leite e a margarina. Quando começar a ferver, acrescentar o chocolate em pó, o açúcar e a farinha, misturar por 2 minutos e deixe resfriar o creme.
Junte todos os ingredientes da massa, acrescente aos poucos a água e sove até obter uma massa lisa e enxuta, divida a massa em 6 pedaços, enrole e deixe descansar por 20 minutos coberta com um plástico.
Abra uma unidade de massa, junte o recheio colocando o creme, as passas e por último o coco ralado. Enrole tipo rocambole e junte as pontas fazendo roscas.
Deixe descansar até dobrar de volume. Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos.
Ao sair do forno, deixe esfriar e aplique a cobertura de chocolate e decore com cerejas.

Autor
Bem Feitinho


Pão com Ricota e Frutas cristalizadas
Igredientes

Massa:
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite morno
1/4 xícara de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
2 ovos
1 tablete de fermento biológico fresco (15 g)

Recheio:
1 xícara de frutas cristalizadas mistas picadas
1/2 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de uva passa preta sem sementes
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de essência de baunilha
400 g de ricota
2 ovos

Para pincelar:
2 colheres (sopa) de café
2 gemas
Modo de Preparo

Massa:
Dissolva o fermento no leite.
Junte o açúcar e uma xícara da farinha, misture e deixe crescer por 30 minutos. Acrescente os ovos, o sal, a manteiga e a farinha restante.
Amasse até obter uma massa lisa e firme. Divida a massa ao meio.
Com um rolo, abra cada porção num retângulo de 25 x 35 cm, com 1 cm de espessura. Reserve.

Recheio:
Misture todos os ingredientes e reserve. Montagem:
Distribua o recheio entre os retângulos de massa e enrole como um rocambole, pelo lado maior.
Dobre as extremidades para fechar. Unte duas assadeiras com manteiga e coloque os pães.
Misture as gemas com o café e pincele os pães.
Deixe crescer.
Aqueça o forno em temperatura alta e asse os pães por 30 minutos ou até dourarem bem.
Rende 30 fatias

Autor
Bem Feitinho


Panificação faz bolo de 450 kg para Curitiba - 31/03/2009

Como já é tradição, a festa para comemorar o aniversário de Curitiba contou com um bolo de 316 kg referente à idade da cidade e dois menores que juntos totalizaram 450 kg de bolo, feito pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná, Moinhos Anaconda e parceria da Líder Equipamentos para Panificação e do SESI. A guloseima abordou a ecologia e foi distribuído para a população no Parque Barigui, com a presença do prefeito municipal de Curitiba, Beto Richa.

O bolo foi distribuído para cerca de 4.500 curitibanos, que puderam ver ao vivo 20 profissionais fazendo o recheio e a cobertura. O objetivo do evento foi despertar na população a necessidade de preservar o meio ambiente, por isso este ano o bolo teve o tema “Ecologia”. “A natureza está chegando ao seu limite e precisa que cada um faça sua parte para que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais do planeta”, diz Joaquim Cancela Gonçalves, presidente do Sindicato.

Para fazer o bolo gigante foi preciso muita dedicação, onde os trabalhos duraram mais de um mês para realizar o planejamento, confecção das massas, montagem, recheio e cobertura. Além da fabricação, a organização do evento também foi fundamental para atender as expectativas dos curitibanos que receberam o pedaço de bolo. Para isto o Sindicato da Panificação contou com a colaboração da Guarda Municipal, que garantiu que a distribuição fosse realizada de forma organizada. “Este é o 6º ano que o sindicato presenteia a cidade com um bolo. Somos parceiros da prefeitura em vários projetos sociais e acreditamos que a melhor alternativa para um futuro mais humano é a união de instituições, empresas e da classe política, pois unidos é mais fácil para diminuir os problemas enfrentados pela sociedade”, salienta Gonçalves.

Segundo Beto Richa, prefeito de Curitiba, o Sindicato da Panificação vem mostrando na prática um trabalho em prol da sociedade, e o bolo para a cidade é mais uma das parcerias de sucesso entre a prefeitura e o Sipcep.

Para viabilizar a fabricação do bolo, 20 profissionais trabalhar durante todo o dia, a Líder Equipamentos para Panificação disponibilizou uma Batedeira Saturno 40 para bater o chantily e o Moinhos Anaconda ofereceu os ingredientes.

RECEITA:
105 kg de trigo;
77 kg de açúcar;
1.956 ovos;
130 litros de chantily;
58 kg de pêssego;
80 litros de calda;
45 litros de água;
3,5 kg de fermento;
7 kg de emulsificante.

Para completar a festa, o SESI realizou outras ações como a distribuição de 6.000 cartilhas sobre a sacola ecológica permanente na padaria, que aborda a importância da conscientização em relação à preservação do meio ambiente e, uma equipe realizou ações de saúde.

FONTE:
http://www.padariamoderna.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=716

Nenhum comentário:

Postar um comentário