sábado, 9 de janeiro de 2010

O Trigo

Uma planta, dezenas de espécies

A seleção das melhores características do trigo levou o homem a desenvolver espécies mais adaptadas e mais ricas em nutrientes. Por Martha San Juan França

Campeão de popularidade, o trigo é uma gramínea do gênero Triticum, que está entre as plantas mais cultivadas do planeta. Versátil, o Triticum se divide em 30 tipos, que possuem diferenças genéticas em número suficiente para serem considerados espécies distintas ou subespécies. Metade é cultivada e o restante cresce de forma silvestre. Cruzando variedades diferentes ao longo do tempo, plantadores e pesquisadores em todo o mundo testaram milhares de combinações para avaliar a produtividade, o conteúdo de farinha no grão, a resistência às doenças, a adaptação a solos e clima e até mesmo a aparência física. Chegaram a produzir algo como 30 mil variedades da planta. Mas a grande maioria – mais de 90% do trigo cultivado no mundo – corresponde a três espécies, cada uma mais adequada a um tipo de alimento.

O Triticum aestivum é responsável por mais de quatro quintos da produção mundial, sendo, por isso, chamado de trigo comum. Não é de estranhar, sendo o mais utilizado na fabricação do pão. Pois, embora os grãos de trigo representem uma fonte de alimento completa em termos nutricionais (não falta nada em sua constituição, do carboidrato do amido aos minerais, passando por vitaminas, gorduras e proteínas), a proporção dessas substâncias varia bastante. No caso do aestivum, mais particularmente do Triticum aestivum L., o mais consumido no Brasil, o teor de proteína é maior (em torno de 15%).

Fonte:abip

Nenhum comentário:

Postar um comentário