sábado, 9 de janeiro de 2010

Os Ingredientes e suas funções

Características e funções dos ingredientes



Os principais ingredientes em panificação dividem-se em dois grandes grupos: essenciais (farinha de trigo, água, fermento biológico e sal) e não essenciais (açúcar, gordura, leite, enzimas e outros).

Destaque apenas para os essenciais:



· Farinha



O teor e a qualidade das proteínas formadoras de glúten da farinha de trigo são os principais fatores responsáveis pelo seu potencial de panificação, não obstante o amido, lipídeos e componentes aquossolúveis da farinha serem também necessários para a produção de pão com volume, textura e frescor adequados.

Durante o processo de mistura, as proteínas insolúveis (gliadinas e gluteninas) da farinha de trigo hidratam-se, formando o glúten que após o tempo ótimo de mistura é capaz de reter os gases produzidos pelas leveduras, resultando desta forma um produto fermentado de baixa densidade.

As gliadinas são as principais responsáveis pelo controle do volume do pão, enquanto que as gluteninas respondem pelos tempos de mistura e de desenvolvimento da massa, sendo essa fração a mais elástica e coesa.

O amido auxilia na manutenção da estrutura do pão no cozimento, ajudando a retenção dos gases produzidos durante a fermentação. Os lipídeos também participam das interações entre o amido e proteínas, e ainda das proteínas entre si, gliadina e gluteninas.



· Água



A água tem importância primordial na formação da massa. Hidratada a farinha, assegura a união das proteínas que dão origem ao glúten e ao mesmo tempo fornece meio propício ao desenvolvimento da atividade enzimática e, conseqüentemente, à fermentação do pão.

Funções da água na panificação: possibilita a formação do glúten; controla a consistência da massa; controla a temperatura da massa, aquecendo-a ou resfriando-a; dissolve os sais; suspende e distribui os ingredientes que não a farinha de trigo; umedece e intumesce o amido, deixando-o mais digerível; possibilita a ação das enzimas; e, controla a maciez e palatabilidade do pão.

Característica de água adequada à panificação: limpa, inodora, incolor e potável; dureza intermediária 50 – 100ppm; pH neutro, ligeiramente ácido.



· Sal



O sal sempre foi usado na panificação, todavia, segundo historiadores, sua eficácia como melhorador foi descoberta por acaso. De maneira geral, o sal na massa de pão contribui de modo positivo sobre a mesma, pelas razões a seguir:

- melhora as características de plasticidade da massa, melhorando a força do glúten;

- melhora as características da crosta;

- melhora o sabor do produto final do pão;

- afeta as características de conservação do pão, devido às propriedades higroscópicas.

Em geral, a porcentagem mais indicada do sal em uma massa é de 1,5% a 2,0% no máximo. O excesso pode alterar o sabor do produto final, e a falta pode trazer as deficiências de uma massa não maleável, difícil de trabalhar, menos elástica, etc.



· Fermento



O fermento usado normalmente nas padarias é do tipo fresco, e é oriundo da espécie Saccharomyces cerevisiae. No processo de panificação, sua função principal é a de provocar a fermentação dos açúcares, produzindo CO2, que ao mesmo tempo é responsável pela formação dos alvéolos internos e pelo crescimento da massa. Industrialmente o fermento é produzido a partir do melaço, usando-se culturas de leveduras adequadas para sua reprodução.

Do ponto de vista prático, existem no mercado dois tipos de fermento biológico que são comercializados: o fermento prensado fresco e o fermento biológico seco, ativo ou não.

Fermento Fresco: É o mais comum, apresenta-se ob forma de blocos, com consistência compacta e homogênea, e com teor de umidade elevado (o que exige refrigeração para sua conservação, limitando o seu uso por períodos prolongados). Assim, quando armazenado a uma temperatura de 5ºC, sua vida de prateleira é de no máximo 12 dias. Qualquer alteração da cor e odor do fermento indica problemas de qualidade fermentativa.

Fermento Seco: Tanto o fermento seco ativo como o não ativo são obtidos através da secagem do fermento fresco a baixa temperatura, para não prejudicas a qualidade fermentativa. A grande vantagem desse tipo de fermento é sua conservação que é longa devida principalmente à sua baixa umidade.

Seco Granulado Não Ativo: possui células que estão em estado latente, e que precisam ser revigoradas previamente para ter uso. Isso é feito normalmente reidratanto-o com água 15 a 20 minutos antes de seu uso a 38ºC.

Desidratado Instantâneo Ativo: vem sempre embalado em recipientes a vácuo sendo incorporado diretamente na massa, no início do processo. Esse tipo é produzido por processos mais sofisticados, usando-se strains de leveduras especiais e usando-se secagem em leito fluidizado.

Deve-se lembrar que os fermentos, quaisquer que sejam seus tipos, perdem sua ação a partir de 45ºC, razão pelas quais se deve evitar submetê-los a estas temperaturas. Da mesma forma, se forem temperaturas excessivamente baixas, são prejudicados.

Fonte:enq/ufsc

5 comentários:

  1. para 5k de farinha de trigo massa para pao frances ,numa fermentaçao de 12horas quanto coloco de fermento e refoço?dede.alan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, eu posso lhe responder e fazer os cálculos de acordo com uma tabela de fermentação desenvolvida por mim se você puder enviar a fórmula do seu pão francês (quanto usa de cada ingrediente: Farinha, Açúcar, Sal, Fermento, Gord. vegetal ou Banha, Margarina,Reforçador ou Melhorador de farinha, Água e/ou outros ingredientes) . O meu e-mail vai estar na abertura do blog. Eu terei a honra de contribuir com a melhoria do seu pão francês ou outro pão qualquer, certo? E peço que se identifique no meu e-mail e diga o nome do seu estabelecimento e se possível depois me mande fotos dos pães franceses após qualquer correção que eu faça para contribuir com a melhoria de suas massas. Obrigado! E divulgue o meu blog, ok? Mas não deixe de mandar a fórmula do pão!

    ResponderExcluir
  3. Sr:Padeiro do Seridó. Eu gostaria de saber se uma farinha de baixo teor de glúten como a farinha branca, pode ser trabalhada no processo de descansar a maça, para depois fazer o processo de confecção de pão francês, mesmo sem usar os melhoradores de farinha. Ass: j.vieira

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber a razão de não conseguir fazer o pão francês e a baguete com as receitas que encontramos na internet? anesiomendes@gmail.com http://www.sindipan.org.br/ver-video/serie-saindo-do-forno:-o-pao

    ResponderExcluir
  5. Prezado, gostaria que me enviasse uma receita de pão de forma, pois a que possuo não está saindo de boa qualidade. O tipo de forno influencia na qualidade do pão?

    ResponderExcluir