quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Profissionais motivados ajudam empresas a progredir

Newton Ferreira

Hoje, num mundo onde cada vez mais os equipamentos, os processos e as informações estão disponíveis para todos, acreditamos que o principal objetivo de qualquer desenvolvimento seja preencher a lacuna existente entre o que as pessoas realmente fazem e o que poderiam fazer se dessem o melhor de si.
A manutenção da motivação dos funcionários é também responsabilidade do líder e já começa no processo seletivo. Os mesmos foram adequadamente conduzidos? A pessoa certa foi alocada no momento certo na vaga oferecida? A integração será adequadamente conduzida? Os novos funcionários percebem motivos para se comprometer a médio/longo prazo? Esses motivos são realistas ou fantasiosos?
Para manter seus funcionários motivados, as empresas juntamente com os seus líderes devem investir numa adequada e eficaz gestão de pessoas, independentemente do seu porte ou ramo de atividade. Realizar ações esporádicas como levar todo mundo para assistir àquele palestrante animado que “levanta até defunto” ou reunir a turma em um churrasco de final de semana tem efeitos circunstanciais e limitados.
Uma liderança inteligente que emprega ferramentas como uma gestão de pessoas eficaz também incentiva a motivação visando manter um clima organizacional saudável, propiciando oportunidades de treinamento e desenvolvimento, praticando salários e benefícios atraentes, planejando carreiras juntamente com o funcionário, etc. Torna-se fundamental para o elevado nível motivacional a criação de canais de comunicação que incentivem participação, feedback, sugestões e o comprometimento com o bom andamento do negócio. Pessoas verdadeiramente motivadas podem ajudar sua empresa a produzir melhor, vender melhor, faturar melhor, etc.
Observando pessoas ao longo da minha carreira na área de Recursos Humanos, percebi que muitas delas se sentem desmotivadas por acreditarem que o local onde trabalham não apresenta perspectiva de crescimento. Entretanto, sabemos que a motivação é interna, pessoal e particular. Todo profissional precisa se conhecer ao ponto de poder julgar até quando compensa investir sua motivação num determinado negócio.
Para obter sucesso profissional, é necessário estabelecer metas claras e atitudes positivas. O atual mercado de trabalho, competitivo e exigente, não tem espaço para gente desanimada, deprimida, desorientada. Se um profissional não tem o privilégio de fazer o que gosta, precisa pelo menos aprender a gostar do que faz. Pendências de ordem motivacional precisam ser resolvidas o mais rapidamente possível, para que os profissionais possam investir as melhores energias no seu projeto de trabalho.

*Professor Newton Ferreira é psicólogo com especialização em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae. Profissional oriundo da área de Recursos Humanos atuou em empresas de médio e grande porte, e desenvolve há mais de dez anos uma carreira como consultor independente.
Newton trabalha com a proposta de facilitar a conquista de competências essenciais para o sucesso, através de projetos personalizados para a orientação e o desenvolvimento profissional, oferecendo serviços que priorizam a plena satisfação das necessidades dos clientes.
O especialista em RH possui larga experiência em Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, e na implantação de projetos de consultoria bem sucedidos. Coordena e ministra cursos utilizando metodologias envolventes e participativas sobre variados temas, tendo já contribuído com o desenvolvimento de milhares de pessoas, dentre empresários, profissionais liberais e colaboradores de empresas como Azaléia, Camargo Corrêa, CPFL, DuPont, Petrobrás, Saint-Gobain Abrasivos, Sanofi Aventis, Schincariol, SKF, TRW Varga, Ultragaz, Votorantim e ZF do Brasil, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário