quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Misturas Prontas Industriais

As misturas prontas industriais consolidam no Brasil uma tendência internacional, de crescente uso, como ocorre nos Estados Unidos da América e em países da Comunidade Européia (França, Alemanha, etc.)

Os principais pontos apontados como responsáveis para tal expansão são: qualidade das matérias-primas, mão-de-obra escassa e não-especializada, rapidez no preparo e diminuição do número de ingredientes necessários.

As misturas constituem-se de formulações bastante semelhantes às encontradas no meio panaderil, e não poderia ser de outro modo, pois descaracterizariam os produtos causando a rejeição por parte dos consumidores.

O princípio técnico adotado pelos melhores fabricantes para a pro­dução dessas misturas é o de que, para cada tipo de produto, necessita-se um determinado tipo de farinha de trigo, ou seja, de uma farinha tipificada e quando não de uma farinha corrigida para alcançar um fim específico. Estas farinhas passam por vários testes laboratoriais, onde são analisadas as características reológicas da massa.

As principais análises realizadas são: proteínas, glúten, farinograma, amilograma. alveograma, falling number. Todos estes testes deter­minam as melhores farinhas de trigo para panificação, confeitaria, pastelaria, etc.

A farinha de trigo destinada as misturas prontas industriais para pães, recebe uma atenção especial, sendo realizado testes de panifi­cação desde a chegada do trigo ao moinho.

Somada a isso vem uma rigorosa seleção de matérias-primas, basea­da em especificações, onde cada fornecedor tem de seguir. Isso pos­sibilita a obtenção de produtos com qualidade mais uniforme.

No preparo de pães com a utilização das misturas só é necessário o acréscimo de água e fermento fresco, o que as diferencia das bases, que exigem ainda a adição de farinha de trigo ou, em alguns casos de outros produtos.

A proposta das misturas existentes no mercado c que o seu preparo exija apenas os equipamentos comuns das padarias.

Atualmente encontram-se no mercado diversos tipos de misturas prontas industriais para produtos tais como: pão francês, baguete. pão de hambúrguer, pão de hot-dog, pão doce, pão de forma, pão integral, pão preto, pão italiano, misto de centeio, pizza, panetone, bolo, sonho, etc.

Artigo extraído do livro Tudo que o padeiro precisa saber, de Augusto Cezar de Almeida, mais informações: http://www.gruporeino.com.br/gruporeino/padariamoderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário