sábado, 27 de fevereiro de 2010

Associação Brasileira de Franchising aponta crescimento recorde, superior a 15%, no mercado de franquias e destaca a alimentação com um dos melhores í

As franquias estão em alta. A ABF – Associação Brasileira de Franchising –, após uma análise criteriosa de mais de mil redes franqueadoras, fechou o balanço do ano de 2007 com um crescimento recorde de 15,6% e que resultou no faturamento para o setor de R$ 46 bilhões, o maior crescimento dos últimos sete anos. A alimentação, um dos segmentos que costuma registrar os maiores índices, obteve no ano passado aumento de 17% no faturamento, superando a cifra de R$ 7 bilhões. Para a ABF, o motivo para este desempenho foi o bom momento da economia brasileira e o aumento significativo de 18,2% de empresas que ingressaram ou adotaram o sistema de franquia como estratégia de desenvolvimento.
A procura pelo mercado de franquias é uma tendência mundial e segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, crescimento semelhante foi registrado também nos Estados Unidos. “Nos EUA, nos últimos dois anos, o número de marcas passou de 2.100 para três mil. No Brasil o número de redes saltou de 1.013 em 2006, para 1.197 em 2007, uma variação de 18,2%. Se levarmos em conta os últimos dois anos, o aumento das marcas brasileiras foi superior a 23%”, informa o executivo, ressaltando que em 2007 o sistema de franchising criou 30 mil novos postos de trabalho, totalizando atualmente 594 mil empregos diretos. “O bom desempenho do setor é reflexo do aquecimento da economia, que com o aumento do poder aquisitivo da população tem favorecido o consumo”, acrescenta.
A expectativa para 2008 é de continuar com bons resultados. A ABF trabalha com uma projeção de um crescimento em torno de 8% a 9% no faturamento e como houve um grande avanço no número de marcas em 2007, a tendência é que este ano haja expansão entre 6% e 7% no cálculo de unidades franqueadas. A alta do mercado de franquias, para a ABF, revela uma mudança de pensamento entre os empresários que buscam no sistema solidez e equilíbrio para os investimentos. Na área de alimentação, entre as marcas que crescem acompanhando as tendências do mercado, está a La Pasta Gialla, do famoso chef Sérgio Arno, que em seis anos abriu 15 restaurantes pelo Brasil. Outro exemplo é o X Picanha que tem a previsão de fechar o ano de 2008 com 30 lojas funcionando em todo o País.

A Grife Sérgio Arno

Um dos chefs de cozinha mais conhecidos do Brasil, que fez o nome no sofisticado restaurante La Vecchia Cucina, quando a partir de 1987 revolucionou a culinária italiana apresentando um novo conceito de cozinha, Sérgio Arno criou a franquia La Pasta Gialla com a intenção de difundir boa comida e fazer bons negócios. Sofisticação de sabores, descontração e preços compatíveis com a realidade atual são as características da marca. Além das lojas de São Paulo, o La Pasta Gialla está presente atualmente em Campinas/SP, Curitiba/PR, Recife/PE, Maceió/AL e em breve no Rio de Janeiro/RJ e Belo Horizonte/MG.
“O La Pasta Gialla é hoje um nome em expansão. Houve um crescimento vertiginoso da nossa marca nos últimos oito meses e de nove lojas passamos para 15. Até o final do ano esperamos fechar com 20 unidades. Pode-se dizer que crescemos 70%, porque o mercado está propício para franquias e o nosso negócio é muito bem aceito. A La Pasta Gialla é uma marca diferenciada, um restaurante, e não uma rede de fast food”, explica Arno, explicando que cada franquia tem o um dono e um cozinheiro chef. “Cada restaurante é diferente, pois passa a ter a cara do franqueado. As casas são similares em ambientação, mas no cardápio do Nordeste, por exemplo, incluímos alguns ingredientes regionais”, diz.
Sérgio Arno faz questão de explicar que o La Pasta Gialla não é aquele tipo de franquia que oferece um cardápio, um manual de instruções e nada mais. “Temos todo um processo de aprendizado. O proprietário precisa estar presente, se dedicar e ter a marca como seu primeiro negócio. Em restaurante, se não houver dedicação não há sucesso e por isso somos uma franquia bem sucedida. Somos a única franquia do Brasil que ganhou todos os prêmios de revistas especializadas em gastronomia, como Melhor Cantina e Melhor Cozinha Rápida”, diz o chef-empresário que comemora o sucesso da fórmula acertada da franquia.
A primeira loja da franquia La Pasta Gialla foi aberta em Curitiba, cidade que serviu de teste para as demais lojas da marca. “Não era comum abrir fora de São Paulo uma franquia paulistana, mas a oportunidade surgiu em Curitiba e não queríamos perder. Sabíamos das dificuldades de ir para lá, por ser uma empresa de fora, mas deu tudo certo e com a experiência positiva vimos que poderíamos começar a expandir em São Paulo”, conta Arno, salientando que em momento algum teve medo de uma descaracterização de seu restaurante, o maior entrave enfrentado pelas franquias. “Todas as nossas lojas têm um padrão muito parecido. Pode até acontecer do molho de tomate ter um sabor diferente de uma cidade para outra, mas isso são carac-terísticas de cada restaurante”, diz.
Na franquia do La Pasta Gialla a única obri-gação do franqueado é comprar e trabalhar com as massas frescas e secas de Sérgio Arno. O cardápio sofre pequenas alterações de cidade para cidade. Em cidade de praia, por exemplo, são privilegiadas receitas com mariscos e frutos do mar, itens encontrados com abundância. Alguns dos restaurantes La Pasta Gialla têm também lojas gourmet e rotisserie que oferecem os produtos Sérgio Arno para consumo em domicílio. Massas e molhos prontos para serem feitos em casa e com o mesmo sabor do chef.
As massas da grife Sérgio Arno tem um toque especial da Itália. São massas artesanais, diferentes das industriais, que levam somente farinha e ovo. A ausência da água no processo de fabricação deixa o macarrão leve, saboroso e com uma cor mais viva. A linha La Pasta Gialla pode ser escolhida nas versões pré-cozidas congeladas, secas e com recheios diversos. São feitas 100% à base de ingredientes naturais, sem conservantes ou aditivos químicos e de fácil digestibilidade. Podem ser consumidas em até 180 dias e seu processo de produção é feito de acordo com as normas internacionais de qualidade de alimento.
Sérgio Arno, pensando na saúde de seus clientes, criou massas ricas em fibras. A integral e de trigo sarraceno são as grandes novidades encontradas nos cardápios da La Pasta Gialla. Com um alto teor nutritivo e aumento de quantidade de proteínas, as massas integrais possuem calorias proporcionais às tradicionais. O fator fibra é essencial para dietas de emagrecimento e diabéticas, pois contribuem para o bom funcionamento do aparelho digestivo.
Apesar de algumas lojas estarem localizadas em shopping centers, Arno esclarece que a franquia La Pasta Gialla não tem nada a ver com fast food. São restaurantes localizados em praças de alimentação. No entanto, o chef anuncia que futuramente deve lançar um empreendimento voltado para shoppings e fast food, uma novidade que ainda não pode ser revelada. “Existe uma tendência grande de aumento de lojas de comida. Cada vez mais todos investem em alimentação. Até os supermercados estão disponibilizando rotisseries. O mercado está com muito apetite para produtos semi-prontos”, avalia.
Mesmo com o momento econômico favorável para investimentos em alimentação fora do lar, Sérgio Arno opina que as pessoas não devem se aventurar de qualquer jeito. Precisa-se entender do mercado, estudar e pesquisar sobre o negócio que se deseja explorar. Para ele, restaurante chique não tem mais mercado porque os clientes estão avaliando o custo/benefício e também preocupados com a saúde, optando por cardápios mais naturais.

A Vez da Picanha

Outra prova do sucesso do mercado de franquias é a rede X Picanha Burger & Grill, que acaba de abrir a sua primeira franquia em São Paulo e já conta com outras 12 vendidas em todo o Brasil, como em Fortaleza/CE, Belém/PA, São Luis/MA, Rio de Janeiro/RJ, São José do Rio Preto/SP e outras casas na capital paulista. A previsão de Silas Garrido, dono da marca, é que até o fim desse ano mais de 30 lojas estejam funcionando em todo o País e no máximo em dois anos esse número suba para 100 unidades. Para isso, o empresário está investindo num importante mercado que é o Casual Dinning.
“A franquia X Picanha tem desenvolvido vários produtos para atingir a alimentação fora do lar. São produtos feitos para aqueles que buscam uma refeição de qualidade, sem abrir mão do sabor. Temos um cardápio variado durante todo o dia, além é claro, do carro-chefe da casa, que é o verdadeiro X Picanha”, diz Garrido, explicando que a expansão do X Picanha conta com dois tipos de estrutura, o Express e o Casual Dinning, cada uma voltada a um público diferente. “Uma das missões do nosso negócio é ser um local para juntar amigos, além do lanche, deliciosas porções são servidas acompanhadas de cervejas importadas, chopp Brahma e drinques exclusivos. Um bom exemplo é a lingüiça cuiabana, servida na tábua e recheada com queijo”, acrescenta.
O X Picanha surgiu há 10 anos numa reunião de amigos em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Tudo porque chovia muito no dia e, ao invés da churrasqueira, Garrido decidiu colocar a picanha em filetes com queijo diretamente sobre a chapa. Acrescentou então um molho especial, uma antiga receita da família, e depois colocou tudo em um pão fresquinho. Nascia assim o sanduíche que originou uma rede que hoje se espalha pelo País.
“Em 2003 decidimos iniciar uma reestruturação do negócio visando o mercado de franquias. Contratamos uma empresa de consultoria, nos filiamos à ABF e começamos a desenvolver o cardápio para o nosso crescimento de mercado”, conta o empresário. “Através de pesquisa constatamos que a classe B estava necessitando de novas opções, porque tem poder aquisitivo, mas com um ticket médio que não atinge os grandes restaurantes. Então focamos no Casual Dinning, um mercado que tem muito a crescer”, explica Garrido, reafirmando que a rede investe em qualidade e que no decorrer da implantação do sistema de franquia procurou eliminar qualquer problema que o franqueado pudesse ter.
No X Picanha a relação entre franqueador e franqueado é de parceria. A empresa zela pelo padrão de qualidade, atendimento e a manutenção de todas as características que fazem o sucesso da marca. “Queremos os mesmos produtos em todas as franquias. Somos hoje um restaurante estruturado com cardápio variado e oferecemos mais de 60 opções de pratos, entre lanches, porções e serviço à la carte”, diz Silas Garrido, confiando em perspectivas ainda mais favoráveis para o crescimento do mercado de franquias, para expandir cada vez mais a rede.

Contatos:
www.sergioarno.com.br
www.overdadeiroxpicanha.com.br

Fonte: Revista PADARIA 2000 - Nº 111

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