quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Oportunidades


*Moacir Moura

Damos ênfase no que acreditamos mais e adotamos como paradigma que toma conta da nossa maneira de pensar e agir. É o nosso balizamento da vida. No alfabeto chinês há um ideograma com dois significados: Crise e oportunidade.
Nessa onda que colocou as finanças do mundo de cabeça para baixo, como em qualquer outro conflito da humanidade, surgem vitoriosos e perdedores. Impossível não ser atingido numa hecatombe que derreteu trilhões de dólares em poucos dias e destruiu empresas, países e os sonhos de milhões de pessoas.
Seguindo um modelo de consumo no mínimo ingênuo baseado em crédito em longo prazo, o consumidor comum vai ter que se ajustar a mais dura realidade. Transformou-se no grande perdedor e vítima da crise. Seus sonhos foram embora com os ventos que varreram o mercado financeiro mundial. Verdadeira transição épica.
Instituições financeiras que alavancaram seus negócios em derivativos e créditos podres foram banidas do mercado. São os espertos cujos golpes recaíram sobre eles mesmos. Ninguém engana todo mundo o tempo todo, lembra-se da frase de Abraham Lincoln? Alguém pode enganar poucos por muito tempo, muitos por pouco tempo, mas não todos por todo o tempo.
Entretanto, a sorte ajuda os audazes, escreveu Virgilio, autor de Eneida, 70 anos antes de Cristo. Quanto mais você ficar aí triste esperando que as profecias negativas se auto-realizem, mais dificuldades terá para dar a volta por cima. Elas acabarão se realizando e você será um dos perdedores da crise. Em vez de superá-la, será tragado pela avalanche que ela provocou.
O mercado não pára, muda de mãos apenas. Que tal adotar uma visão diferenciada e ver tudo isso sob a ótica das oportunidades? Com certeza haverá muitas. Produtos e serviços que gerem redução de custos e aumento de produtividade, fazem parte de um cardápio anticrise.
Rever os processos de gestão. Analisar melhor a linha de produtos, cruzando benefícios com o novo perfil da demanda. Maior atenção aos controles, reduzindo desperdícios e, se aproximando ao máximo da operação. Agilidade é o nome do jogo para vencer as adversidades. Grande negócio com perfil de pequeno.
Customizar serviços, produtos e ações comerciais, a fim de dar maior produtividade à venda como um todo. Ampliar a base de clientes, uma das formas para compensar a queda de consumo. Preparar ainda mais sua equipe com treinamentos específicos, visando desenvolver novas competências exigidas pelo novo mercado.
Fazer mais do mesmo que já estava sendo feito não é a melhor estratégia. Adversidades se vencem fazendo melhor o diferente, porque o comportamento do mercado será outro.



Moacir Moura é palestrante, consultor especializado em gestão e motivação de pessoas.

Tel (41) 3023-6811

moacirmoura@terra.com.br – www.mouramoacir.blogspot.com

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