segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sindipan calcula que há cerca de 10 mil vagas para padeiros na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo precisa de aproximadamente 10 mil padeiros, segundo projeção do presidente do Sindipan (sindicato dos donos de padarias do Estado de São Paulo), Antero José Pereira.

“Isso porque temos 5.000 padarias na cidade e, certamente, cada uma delas contrataria mais dois padeiros se tivéssemos mão de obra qualificada. Se pensarmos no Estado todo, teríamos 15 mil ou 20 mil vagas ao todo para esse público”, afirmou.

Como falta profissional no mercado, a atual preocupação dos empresários da área é incentivar o treinamento de novos profissionais.

O setor

* Existem hoje cerca de 12.830 padarias no Estado de São Paulo, que geram aproximadamente 200 mil empregos diretos.
* No país todo, há cerca de 63,2 mil panificadoras, que são frequentadas por 40,42 milhões de consumidores, segundo o sindicato. Esse público gera um faturamento anual de R$ 44,98 milhões, sendo que R$ 21,1 milhões são gerados pela produção própria.
* No Brasil inteiro, há 700 mil trabalhadores diretos (em padarias e confeitarias) e 1,7 milhão de indiretos (que prestam serviços), além de cerca de 127 mil pequenos empresários.
* A maioria das padarias brasileiras está na região Sudeste – 43% delas estão em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro ou Espírito Santo. Depois vem o Nordeste, com 24%, Sul, com 22%, Centro-Oeste, com 7% e, por fim, o Norte, com 4%.
* Só em São Paulo, são produzidos 15 milhões de pãezinhos franceses por dia.


Fonte: Bunge Alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário