Pular para o conteúdo principal

Pesquisa comprova benefícios do pão para crianças


Crianças que consomem mais pão apresentam menor sobrepeso, obesidade e melhores parâmetros sanguíneos e de outros nutrientes. Estas são algumas das conclusões de um estudo conduzido por Rosa Maria Ortega, doutora em nutrição da Universidade Complutense de Madri, citado pelo jornal espanhol El País.

O trabalho de pesquisa envolveu 504 estudantes, de oito a treze anos, de dez escolas públicas de Coruña, Barcelona, Madri, Sevilha e Valência, analisando dados dietéticos, de atividade física, antropométricos, bioquímicos e sócio-sanitários.

Os pesquisadores avaliaram os efeitos do consumo de pão entre dois grupos: um, que consumia menos de 80 gramas por dia, e outros, que consumia mais de 80 gramas diárias.

Ao final da pesquisa, apurou-se que as crianças que consumiam mais de 80 gramas de pão por dia apresentavam menor sobrepeso (15,8%) e obesidade (13,9%) em relação aos que consumiam menos de 80 gramas por dia (16,6% e 20,5%, respectivamente). Além disso, as crianças do primeiro grupo apresentaram menor índice de massa corporal e melhores parâmetros sanguíneos de risco cardiovascular e de controle de glicemia.

Os resultados deste estudo, segundo a pesquisadora, derrubam o mito de que o pão é um alimento que engorda. “Os dados da pesquisa comprovam que as crianças que comem mais pão são mais magras e têm uma dieta mais equilibrada”, diz ela, lembrando que um alimento, por si só, não engorda ou provoca emagrecimento. “O importante é que a dieta seja equilibrada”, conclui a pesquisadora.


Fonte: Bunge Alimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Ingredientes e suas funções

Características e funções dos ingredientes Os principais ingredientes em panificação dividem-se em dois grandes grupos: essenciais (farinha de trigo, água, fermento biológico e sal) e não essenciais (açúcar, gordura, leite, enzimas e outros). Destaque apenas para os essenciais: · Farinha O teor e a qualidade das proteínas formadoras de glúten da farinha de trigo são os principais fatores responsáveis pelo seu potencial de panificação, não obstante o amido, lipídeos e componentes aquossolúveis da farinha serem também necessários para a produção de pão com volume, textura e frescor adequados. Durante o processo de mistura, as proteínas insolúveis (gliadinas e gluteninas) da farinha de trigo hidratam-se, formando o glúten que após o tempo ótimo de mistura é capaz de reter os gases produzidos pelas leveduras, resultando desta forma um produto fermentado de baixa densidade. As gliadinas são as principais respons...

FORMULAÇÃO BÁSICA DE PÃO FRANCÊS

PARA ESTA FORMULAÇÃO UTILIZA-SE A METODOLOGIA DE PORCENTEGEM ( BAKER PERCENTAGE ) No método de porcentagem , a farinha é representada como 100 %, e os demais ingredientes como uma pocentagem da farinha. Exemplo: se eu vou utilizar 5 kg de farinha de trigo para elaborar um pão, estes 5 kg de farinha representarão 100%; e 3 kg de água gelada 60%, e assim sucessivamente. INGREDIENTES FARINHA................... (100 %) ÁGUA GELADA............... ( 60 %) SAL....................... ( 2 %) AÇÚCAR.................... ( 1 %) MARGARINA................. (2,5 %) CONDICIONADOR DE FARINHA.. ( 1 %) BANHA/GORDURA VEGETAL..... ( 1 %) EMULSIFICANTE (Opcional).. (0,1 %) FERMENTO BIOLÓGICO SECO... ( 1 %) TEMPO DE FERMENTAÇÃO Quantidade de Fermento Biol. Seco 1 % = 3 HORAS DE FERMENTAÇÃO 0,5 % = 6 HORAS DE FERMENTAÇÃO 0,25 % = 9 HORAS DE FERMENTAÇÃO TEMPERATURA DO FORNO 200 a 210º C c/vapor Processamento: 1 – Separar e pesar os ingredientes da formulação; 2 - Enviar os...

Etapas de Processamento do Pão

MISTURA ¯ FERMENTAÇÃO PRINCIPAL ¯ DIVISÃO ¯ BOLEAMENTO ¯ FERMENTAÇÃO SECUNDÁRIA ¯ MOLDAGEM ¯ FERMENTAÇÃO FINAL ¯ COZIMENTO ¯ RESFRIAMENTO ¯ CORTE EM FATIAS E EMBALAGEM Mistura: homogeneizar os ingredientes na etapa inicial, aerar e assegurar um trabalho mecânico sobre a massa, iniciando o desenvolvimento do glúten formado pela hidratação das proteínas da farinha até a obtenção de uma massa com propriedades viscoelásticas adequadas. A produção de massas à temperatura de 26-28ºC, ao final da etapa de mistura, é adequada, pois inibe a fermentação e, conseqüentemente, a produção excessiva de gases, sendo a temperatura da massa durante a mistura controlada pela temperatura da água. Fermentação Principal: é uma fermentação alcoólica e anaeróbica produzida pela ação do fermento biológico (levedura) sobre os açúcares presentes na massa. Há a produção de gás carbônico e modificações físico-químicas, as quais interferem nas propriedades plásticas da massa, participando da formação do sabor e...