segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Perda e Desperdicio podem ser Identificados

Entender o que é desperdício pode trazer o varejo à realidade da racionalização de recursos materiais e humanos.

Muitas das perdas podem ser contabilizadas como despesa, pois são conseqüência de um uso normal e seu custo já está embutido nos riscos, tanto para fornecedores como para aos varejistas. O desperdício, entretanto, não tem retorno e come as margens de lucro.

Desperdício

* É tudo aquilo que não é usado corretamente ou mal aproveitado.
Um saco de farinha rasgado na área de vendas. A mercadoria será jogada fora por não estar mais em condições de vendas. Haverá a diminuição de um item de mercadoria disponível para venda e, por conseqüência, haverá a perda no valor correspondente ao que essa mercadoria custou ao mercado.
* Um empilhamento exagerado de mercadoria no transporte interno entre o estoque e a área de vendas no supermercado poderá ocasionar a quebra do carrinho por excesso de peso ou acidente com mercadorias que estão sendo transportadas.
O mau aproveitamento da capacidade de utilização do equipamento adquirido para ser usado durante o expediente.
* Os equipamentos contem orientação do fabricante sobre higienização e manutenção. A falta de conhecimento sobre o procedimento correto pode acarretar quebra do equipamento.

Perda

É o prejuízo pelo desperdício. Tal como vista aqui pode ser reduzida drasticamente.

Educar e treinar pessoal envolvido
Educar: esclarecer motivos, levar a refletir sobre o assunto.
Treinar: transmitir a informação e o conhecimento sobre a operação e os procedimentos corretos.

Investir na liderança e no acompanhamento
O líder tem um importante papel de promover a participação, o comprometimento e a orientação de seus liderados, visando atingir os resultados esperados.
O der planeja, acompanha, avalia os resultados obtidos e corrige o necessário.

Criar foco nos desperdícios
Atuar naqueles que são mais representativos.
Elaborar um plano de ação: inicio, meio e fim das tarefas a serem executadas para eliminar o desperdício em que se está com a atenção direcionada.
Acompanhar resultados e elaborar mecanismos de prevenção.

Evitar furtos e roubos
Entende-se por furto a denominação que se dá a falta de uma mercadoria sem que ela tenha sido vendida ou que se saiba quem a retirou.
Pesquisar junto ao mercado, concorrência e consultorias quais os melhores sistemas de segurança.

Formar uma equipe forte e atenta
Os funcionários que trabalham na operação da seção são as pessoas mais indicadas para identificar e atuar no combate ao desperdício.

Agendar tempo para tratar de desperdícios
Proceder sempre na mesma maneira faz obter sempre os mesmos resultados. É necessário fazer diferente para obter resultados diferentes.
Conversar com colegas, chefias, fornecedores e clientes para resolver o desperdício mais urgente.

Observar a concorrência
Observar o que concorrentes, fornecedores e outras empresas estão fazendo sobre o assunto.
Consultar a literatura disponível, internet e onde mais for possível.

Fonte: Fleischmann

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