segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Produtos de empresa com condição sanitária inadequada não podem ser vendidos


5 de agosto de 2010

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União, a proibição da fabricação, distribuição e comercialização de todos os produtos da empresa Indústria Góis & Barreto, com sede em Sergipe (RE 3.509/2010). A medida é válida para todo o país.

A determinação foi resultado de ação conjunta entre os técnicos da Anvisa, do Departamento de Vigilância Sanitária do Estado de Sergipe e do Município de Estância, que detectou armazenagem de matéria-prima em precárias condições de higiene, não cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BFP) e ausência de licença de funcionamento estadual. Durante a inspeção, foram encontradas telhas quebradas, insetos, pássaros e fezes de animais e constatou-se ainda que a empresa realizava o controle químico de vetores e pragas urbanas por conta própria.

Os alimentos produzidos por estabelecimentos em condições higiênico-sanitárias insatisfatórias podem veicular doenças de origem alimentar, cujos sintomas mais comuns são: vômitos e diarréias, dores abdominais, dor de cabeça, febre. Para adultos sadios, a maioria das DTA dura poucos dias e não deixa seqüelas; para crianças, gestantes, idosos e pessoas doentes, as conseqüências podem ser mais graves, podendo inclusive, levar à morte.

Caso a empresa, pontos de venda e distribuidores desrespeitem as determinações da Anvisa, poderão estar sujeitos a multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, de acordo com a Lei nº 6.437/77.

Imprensa/Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário