sábado, 12 de fevereiro de 2011

Forno consome 70% da energia elétrica usada nas padarias


Das 63 mil padarias brasileiras, 96% são micro e pequenas empresas, de acordo com dados do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC)

Mariana Flores

Padarias brasileiras reduziriam em 20% seus custos


Brasília - "O apelo principal é a redução do consumo. Dizer ao empresário que ele vai economizar é até mais eficiente do que a força da lei. Nas padarias muito pequenas, o forno chega a representar 70% do consumo total de energia elétrica contra 30% verificado nas panificadoras maiores. Então, mesmo não sendo obrigatório, se o forno realmente fizer o empresário poupar, ele vai trocar", afirma o presidente do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), Márcio Rodrigues.

Das 63 mil padarias brasileiras, 96% são micro e pequenas empresas, de acordo com dados do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC). A troca dos fornos por outros mais eficientes deve pesar no orçamento, mas o investimento pode ser recuperado em até um ano em função da queda no consumo de energia, segundo expectativa do presidente do ITPC.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) é um programa de eficiência energética coordenado pelo Inmetro. Fazem parte dele, atualmente, 31 programas de avaliação da conformidade que utilizam a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para informar os consumidores sobre o desempenho dos produtos, comparando-os quanto à sua eficiência energética.

Seus objetivos são fornecer informações úteis para os consumidores, de forma a influenciar uma decisão de compra mais consciente, além de estimular o processo de melhoria contínua da indústria. Refrigeradores, condicionadores de ar, lavadoras de roupa, fogões e fornos a gás, coletores solares, motores elétricos, televisores, veículos e até edifícios são etiquetados pelo PBE, que contribui para que o País atinja as suas metas de economia de energia.

"A expectativa é que até julho deste ano tenhamos um regulamento de avaliação da conformidade com os parâmetros. A partir daí, vamos fazer os ensaios e começar a nos adequar", afirma o secretário executivo da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (Abiepan), Armando Taddei Junior.



Fonte: www.agenciasebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário