Pular para o conteúdo principal

Faturamento das padarias brasileiras cresce 13,7% em 2010


Postada em 03-02-2011 às 04:37:55

O pãozinho diário ainda permanece no gosto da população brasileira, tanto que o faturamento do setor da panificação do país aumentou 13,7% em 2010, equivalente a R$ 56,3 bilhões segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip).


Em 2009, o faturamento foi de R$ 49 bilhões, que representou crescimento de 12,61% em comparação com o ano anterior.


A modernização e ampliação das padarias também influenciaram o crescimento do número de postos de trabalho nesta área. No ano passado 50 mil vagas foram abertas, um aumento de 3,4% em relação a 2009, mas apenas metade foi preenchida.


Falta de mão de obra qualificada


O coordenador nacional do Programa de Apoio à Panificação (Propan) da Abip, Márcio Rodrigues, afirma que 25 mil vagas não foram preenchidas por porque não há mão de obra qualificada. Hoje a panificação é responsável por 758 mil empregos diretos e 1,8 milhão de empregos indiretos.


Em 2010, o país tinha 63,2 mil padarias, das quais 20% na informalidade. Apenas 5% lideram o processo de modernização do setor, outros 22% são emergentes, 27% vivem na estagnação e 25% são conservadoras e têm a tendência de desaparecer.


Impostos


Mesmo assim, o número de clientes aumentou 2,8% e o valor médio gasto por cliente teve elevação de 10,9% em 2010, contra 8,97% em 2009 .O número também é decorrente do alto valor dos impostos cobrados pelo governo, que chegam a 16% do preço final do pão francês.


Os parlamentares devem participar de um encontro com representantes do setor da panificação em fevereiro onde, de acordo com o diretor executivo da Abip, Giovani Assis Mendonça, será apresentada a necessidade de desonerar o pão francês. "Sabemos que a desoneração impactará no preço do pão francês, sabemos que ele é um produto consumido por todas as classes e, principalmente, porque é o pão que o brasileiro consome de forma expressiva dentro desse mix de produtos vendidos nas padarias" acredita Mendonça.



Legenda Foto: Hoje os tributos chegam a 16% do valor final do pão francês. Foto Divulgação


Fonte: Propan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Ingredientes e suas funções

Características e funções dos ingredientes Os principais ingredientes em panificação dividem-se em dois grandes grupos: essenciais (farinha de trigo, água, fermento biológico e sal) e não essenciais (açúcar, gordura, leite, enzimas e outros). Destaque apenas para os essenciais: · Farinha O teor e a qualidade das proteínas formadoras de glúten da farinha de trigo são os principais fatores responsáveis pelo seu potencial de panificação, não obstante o amido, lipídeos e componentes aquossolúveis da farinha serem também necessários para a produção de pão com volume, textura e frescor adequados. Durante o processo de mistura, as proteínas insolúveis (gliadinas e gluteninas) da farinha de trigo hidratam-se, formando o glúten que após o tempo ótimo de mistura é capaz de reter os gases produzidos pelas leveduras, resultando desta forma um produto fermentado de baixa densidade. As gliadinas são as principais respons...

FORMULAÇÃO BÁSICA DE PÃO FRANCÊS

PARA ESTA FORMULAÇÃO UTILIZA-SE A METODOLOGIA DE PORCENTEGEM ( BAKER PERCENTAGE ) No método de porcentagem , a farinha é representada como 100 %, e os demais ingredientes como uma pocentagem da farinha. Exemplo: se eu vou utilizar 5 kg de farinha de trigo para elaborar um pão, estes 5 kg de farinha representarão 100%; e 3 kg de água gelada 60%, e assim sucessivamente. INGREDIENTES FARINHA................... (100 %) ÁGUA GELADA............... ( 60 %) SAL....................... ( 2 %) AÇÚCAR.................... ( 1 %) MARGARINA................. (2,5 %) CONDICIONADOR DE FARINHA.. ( 1 %) BANHA/GORDURA VEGETAL..... ( 1 %) EMULSIFICANTE (Opcional).. (0,1 %) FERMENTO BIOLÓGICO SECO... ( 1 %) TEMPO DE FERMENTAÇÃO Quantidade de Fermento Biol. Seco 1 % = 3 HORAS DE FERMENTAÇÃO 0,5 % = 6 HORAS DE FERMENTAÇÃO 0,25 % = 9 HORAS DE FERMENTAÇÃO TEMPERATURA DO FORNO 200 a 210º C c/vapor Processamento: 1 – Separar e pesar os ingredientes da formulação; 2 - Enviar os...

Etapas de Processamento do Pão

MISTURA ¯ FERMENTAÇÃO PRINCIPAL ¯ DIVISÃO ¯ BOLEAMENTO ¯ FERMENTAÇÃO SECUNDÁRIA ¯ MOLDAGEM ¯ FERMENTAÇÃO FINAL ¯ COZIMENTO ¯ RESFRIAMENTO ¯ CORTE EM FATIAS E EMBALAGEM Mistura: homogeneizar os ingredientes na etapa inicial, aerar e assegurar um trabalho mecânico sobre a massa, iniciando o desenvolvimento do glúten formado pela hidratação das proteínas da farinha até a obtenção de uma massa com propriedades viscoelásticas adequadas. A produção de massas à temperatura de 26-28ºC, ao final da etapa de mistura, é adequada, pois inibe a fermentação e, conseqüentemente, a produção excessiva de gases, sendo a temperatura da massa durante a mistura controlada pela temperatura da água. Fermentação Principal: é uma fermentação alcoólica e anaeróbica produzida pela ação do fermento biológico (levedura) sobre os açúcares presentes na massa. Há a produção de gás carbônico e modificações físico-químicas, as quais interferem nas propriedades plásticas da massa, participando da formação do sabor e...