O Brasil e a Panificação
--------------------------------------------------------------------------------
O PRODUTO BRASILEIRO
O Brasil é um país cuja cultura se baseia na empatia, na diversão e na aceitação, valores que estão presentes nos produtos brasileiros. Nossos produtos são uma extensão de nossa cultura. Além do mais, existem fatores econômicos, políticos e sociais, que também contribuem para a maturidade e a credibilidade do Brasil.
O país é livre de conflitos territoriais, políticos e raciais. Além dos portugueses e os africanos, o Brasil congratulou-se com enorme fluxo de imigrantes em direção a seu interior, de todas as partes do mundo: espanhóis, italianos, alemães, japoneses e chineses foram integrados na sociedade brasileira.
A PANIFICAÇÃO
A Panificação no Brasil emprega 580 mil pessoas. O segmento de panificação e confeitaria no Brasil representa um faturamento anual ao redor de U$ 16 bilhões. A mão-de-obra direta empregada pelo setor é de 580 mil. O setor é composto por 105 mil pequenos empresários em 52 mil empresas.
Elasticidade do mercado
Do Plano Real resultam a estabilização dos custos para o panificador e dos preços para o consumidor. Uma das conseqüências dessa estabilização foi o avanço da participação dos supermercados principalmente sobre o mercado das pequenas padarias. O Plano aumentou consumo nas classes menos favorecidas e a classe média passou a consumir novos produtos.
A oscilação do número de padarias
Em 1984 estimava-se cerca de 32 mil padarias artesanais no Brasil. Em 1994 este número elevou-se para cerca de 50.000 e em 1996 cerca de 52.000 pequenas empresas.A elevação na quantidade de padarias se deu por empreendedores investindo ou mudando de ramo, desempregados, conceito de \'mini-padaria\', influência de órgãos como Sebrae, entre outros.Hoje esse número é aproximadamente 15% menor.
O Brasileiro está comendo mais pão
Apesar de consumir pouco pão em relação a outros países, o brasileiro tem apresentando um crescimento no consumo. Existem grandes diferenças regionais no consumo de pão, pois algumas regiões no Leste e Sul consomem cerca de 35kg, enquanto no Nordeste atinge 10kg.
Fontes:
http://www.apexbrasil.com.br
http://www.vitoppan.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário