Panificação emprega 580 mil pessoas
O segmento de panificação e confeitaria no Brasil representa um faturamento anual ao redor de U$ 16 bilhões. A mão-de-obra direta empregada pelo setor é de 580 mil. O setor é composto por 105 mil pequenos empresários em 52 mil empresas.
Elasticidade do mercado
Do Plano Real resultam a estabilização dos custos para o panificador e dos preços para o consumidor. Uma das conseqüências dessa estabilização foi o avanço da participação dos supermercados principalmente sobre o mercado das pequenas padarias.O Plano aumentou consumo nas classes menos favorecidas e a classe média passou a consumir novos produtos.
A oscilação do número de padarias
Em 1984 estimava-se cerca de 32 mil padarias artesanais no Brasil. Em 1994 este número elevou-se para cerca de 50.000 e em 1996 cerca de 52.000 pequenas empresas.A elevação na quantidade de padarias se deu por empreendedores investindo ou mudando de ramo, desempregados, conceito de "mini-padaria", influência de órgãos como Sebrae, entre outros.Hoje esse número é aproximadamente 15% menor.
Brasileiro está comendo mais pão
Apesar de consumir pouco pão em relação a outros países, o brasileiro tem apresentando um crescimento no consumo. Existem grandes diferenças regionais no consumo de pão, pois algumas regiões no Leste e Sul consomem cerca de 35kg, enquanto no Nordeste atinge 10kg.
O consumo no Brasil deveria ser o dobro
O consumo de pão no Brasil é de 27kg anuais por pessoa e representa metade da porção recomendada por organismos de alimentação mundiais como a OMS – Organização Mundial da Saúde (ONU) – 60kg/capita/ano e da FAO – Food Agricultural Organization – 50kg/capita/ano.
Concorrência fica mais acirrada
O mercado de panificação está cada vez mais concorrido devido à mudança no perfil do consumidor, à entrada de novos empresários no setor entre outros motivos. Houve também um aumento indiscriminado no número de padarias, às vezes com menos de 50 metros de distância entre cada uma em algumas regiões. A maior concorrência no entanto vem dos supermercados, principalmente porque os pães são utilizados por esses concorrentes somente para atrair a freguesia e fazem isso com promoções especiais. Também existem as padarias clandestinas (ou fundo de quintal).
Fonte:vittopan
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