por Rogério Shimura -
Ingredientes:
800g de farinha de trigo;
200 g de farinha de centeio;
500 ml de água;
120 g de manteiga;
40 g de fermento biológico fresco;
40 g de açúcar refinado;
20 g de sal refinado;
25 g de sementes de girassol sem casca;
25 g de sementes de linhaça dourada;
25 g de gergelim;
25 g de aveia em flocos;
50 ml de óleo para untar.
Modo de fazer:
1. Bata a massa usando método direto, colocando a água aos poucos até dar ponto (aproximadamente 10 minutos). No método direto, primeiro colocamos os ingredientes secos e em seguida os liquidos.
2. Após acertar o ponto de véu (quando for possível abrir um pedaço da massa e ela estica sem arrebentar), adicione os grãos.
3. Coloque a massa sobre uma superfície untada com óleo e deixe descansar por 15 minutos, coberta com filme plástico.
4. Modele de acordo com sua forma. Unte a forma com óleo e coloque a massa com as pontas viradas para baixo. Deixe fermentar até dobrar de volume.
5. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos.
Rendimento: 3 pães de 600 gramas
Tempo de preparo: 1h00 + tempo de fermentação
Dificuldade: Fácil
Características e funções dos ingredientes Os principais ingredientes em panificação dividem-se em dois grandes grupos: essenciais (farinha de trigo, água, fermento biológico e sal) e não essenciais (açúcar, gordura, leite, enzimas e outros). Destaque apenas para os essenciais: · Farinha O teor e a qualidade das proteínas formadoras de glúten da farinha de trigo são os principais fatores responsáveis pelo seu potencial de panificação, não obstante o amido, lipídeos e componentes aquossolúveis da farinha serem também necessários para a produção de pão com volume, textura e frescor adequados. Durante o processo de mistura, as proteínas insolúveis (gliadinas e gluteninas) da farinha de trigo hidratam-se, formando o glúten que após o tempo ótimo de mistura é capaz de reter os gases produzidos pelas leveduras, resultando desta forma um produto fermentado de baixa densidade. As gliadinas são as principais respons...
Comentários
Postar um comentário