sexta-feira, 4 de março de 2011

Segurança de alimentos é tema de debates internacionais

3 de março de 2011

A cidade de Natal (RN) recebeu, esta semana, uma série de encontros para discutir a segurança sanitária de alimentos. Dentre as atividades, destaca-se a primeira reunião em território brasileiro do Grupo Técnico do comitê doCodex Alimentarius, fórum internacional de normatização para alimentos, sobre Sistemas de Inspeção e Certificação da Importação e Exportação de Alimentos.

O Grupo Técnico discutiu a elaboração de princípios e diretrizes de sistemas nacionais de controle de alimentos. A reunião, que ocorreu entre os dias 1º e 3 de março, é resultado de uma parceria entre Anvisa, governo australiano, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério das Relações Exteriores.

Já na segunda-feira (28/2), o “Seminário Internacional sobre Sistemas Nacionais de Controle de Alimentos: Avanços e Desafios” possibilitou a troca de experiências no fortalecimento de sistemas nacionais de inocuidade de alimentos. O seminário trouxe a perspectiva de importantes organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o tema.

A cidade de Natal recebeu, ainda, na terça-feira (1/3), o “I Encontro da Rede de Alerta e Controle de Riscos de Alimentos (REALI)”. A REALI, criada em 2009 pela Anvisa, tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações sobre riscos associados ao consumo de alimentos, em situações rotineiras e de emergência.

Imprensa - Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário