sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Para ser um líder atual

Por: Raquel Coelho - Consultora Propan


Vejo hoje uma grande dificuldade no mercado de uma forma geral, e em especial no mercado de panificação quando o assunto são as “pessoas”. As pessoas base de qualquer empresa, e da vida como um todo é também a grande dificuldade dos líderes. Só que não existem líderes sem pessoas. Minha experiência atual tem mostrado que muito bom senso, decisão, organização, projeção e trabalho podem ser a base para a solução.

É preciso conduzir a questão humana com “valorização” das pessoas. Em entrevistas com funcionários ouço o tempo todo sobre “a falta de valorização” e nada tem a ver com dinheiro, com salário. Os líderes vêem os erros, as dificuldades, as limitações mas nunca pontuam os acertos, o que foi feito “a mais” (o que nem é visto), o esforço e a dedicação nas pequenas coisas desses colaboradores. Ouvir esses pontos tem me colocado a refletir sobre essa questão.

Valor! Estamos cada vez mais distantes de nós mesmos e isso não nos permite ver o outro, mas queremos que o outro nos faça líderes. Incoerência! Temos nos preparado para ouvir críticas e mudar? Ou queremos que as pessoas mudem, mas não damos o primeiro passo que é reconhecer nossa participação nesse processo. Sérgio Chaia, hoje presidente da Nextel, tem uma filosofia de valorização e tem transformado essa questão em números e grandes números. A empresa tem crescido 40% ao ano no seu faturamento. “Essa construção de relacionamento só é boa se é um relacionamento genuíno. Se não for, você ganha hoje e perde amanhã. O que a gente acredita como empresa, a gente acredita para vida. Estamos preocupados em construir uma base de relacionamento” diz Chaia. E nós no nosso dia-a-dia temos construído essa base?

O líder precisa saber dos seus liderados, valorizá-los como seres que erram na tentativa de acertar e incentivar a criatividade, a iniciativa que resolve os desafios e faz crescer uma empresa. Ser firme não quer dizer desvalorizar, mas normalmente misturamos esses e outros conceitos e queremos resultados diferentes. Ser firme é colocar a situação de forma assertiva sem agressividade ou passividade, e isso requer reeducação e treino.
Tudo são resultados, vejo que colher resultados através das pessoas é o melhor caminho, possibilitando que as pessoas também gostem desse processo, cresçam e nos façam crescer.

Independente da gente trabalhar duro, podemos trabalhar felizes, nos divertir e aprender neste momento. É assim que vamos fazendo de cada dia um dia de aprendizado. Construir é como diria o autor de o “Pequeno Príncipe” (um clássico da literatura) “cativar”, pois isso faz parte dessa construção, da nossa construção de vida com a participação do outro, pois ao unir forças construímos algo sólido, duradouro, que fortalece a todos.
A capacidade de influenciar, apoiar, ouvir, cativar vai refletir nos atendimentos e nos resultados financeiros dentro das empresas. É importante provocar a necessidade de fazer a mais porque você receberá reconhecimento, sendo o que todo ser humano busca. Essa á a nossa oportunidade diante desse grande desafio. Fortaleceremos nossas empresas e a nós mesmos valorizando realmente as pessoas, que poderão nos ajudar com nossas metas e objetivos, de forma genuína.


Fonte: www.abip.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário