sábado, 2 de abril de 2011

Pernambuco receberá feira de alimentação

Responsável por algumas das maiores feiras de negócios do Brasil nos setores de alimentos e franquias, a Brazil Trade Shows (BTS) lança simultaneamente três feiras focadas no mercado do Nordeste, agendadas para o período de 8 a 11 de novembro de 2011, no Centro de Convenção de Pernambuco, em Recife. Fispal Tecnologia Nordeste, Fispal Food Service Nordeste e ABF Franchising Expo Nordeste serão versões regionais da Fispal Tecnologia, Fispal Food Service e ABF Franchising Expo, tradicionais feiras organizadas pela BTS, que acontecem no mês de junho, em São Paulo.

Expectativas se voltam para o mercado do Nordeste
O presidente da empresa, Alexandre Barbosa, ressalta que o crescimento do Nordeste, associado ao interesse dos expositores em atuar mais fortemente na região, foram os principais motivos para a decisão de realizar as feiras. "A Fispal já acontece há anos no Nordeste, em Recife e Salvador, mas dentro de um formato que agregava tanto a indústria de alimentos quanto o food service. Em virtude do tamanho de cada um desses mercados nos estados nordestinos, entendemos que agora se justifica realizarmos as feiras de modo independente e focado, ainda que na mesma data e centro de eventos", explica.

A intenção da empresa em consolidar a iniciativa traduz-se na contratação de Rodrigo da Fonte, diretor da RC da Fonte, para gerir os projetos na região. "Profissional com anos de atuação no mercado de Recife, especificamente na área de feiras de negócios para o setor de alimentos e embalagens, ele chega para reforçar o nosso time", finaliza Alexandre Barbosa.

O mercado de franquias, aquecido em todo o País, também cresce a cada ano na região, o que levou a BTS e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) a decidirem repetir a parceria que já têm na feira de São Paulo, lançando em conjunto a ABF Franchising Nordeste. Maior pólo de franquias do Nordeste, Recife já ocupa o sétimo lugar no mercado nacional de marcas, reunindo 28 redes. Em 2009, o faturamento das 149 mil unidades de franquias no País representou 8,3% do PIB brasileiro, chegando à marca de R$ 240 bilhões.

Participação de fornecedores
A Fispal Tecnologia Nordeste reunirá fornecedores dos setores de processamento, embalagem e logística na área de alimentos. "Traremos indústrias de alimentos dos estados do Nordeste para conhecerem o que há de mais avançado em matéria de tecnologia para renovação de seus parques industriais", complementa Alexandre Barbosa.

A Fispal Food Service Nordeste irá trazer empresas de equipamentos, matérias-primas e serviços para bares, restaurantes, pizzarias, padarias, cafeterias, buffets, hotéis e outros estabelecimentos de alimentação fora do lar, reunindo exclusivamente público profissional deste segmento. O setor de food service vem crescendo exponencialmente e tudo indica que esse cenário não mudará, pois se estima que até 2014, 83 milhões de brasileiros irão comer fora de casa diariamente. "Hoje, o brasileiro gasta em torno de 25% de sua despesa com alimento em refeições fora de casa. Em 2020, acreditamos que o brasileiro gastará em torno de 40%", explica o consultor Enzo Donna, diretor da ECD Consultoria.

Economia e infraestrutura
Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), estima-se que o PIB do estado chegue a R$ 101 bilhões em 2012, com taxa de crescimento de 7,5% ao ano - maior do que a do Nordeste e do Brasil. A cidade tem localização estratégica, com fácil acesso tanto por via terrestre quanto aérea, com vôos regulares de todas as capitais do Nordeste. Conta ainda com ótima rede hoteleira e inúmeras opções de restaurantes, o que facilita a visitação. "Por todos esses atributos Recife é, sem dúvida, a capital nordestina com mais tradição em feiras de negócios e a única hoje com a infraestrutura adequada para receber, ao mesmo tempo, três feiras desse porte", afirma o presidente da BTS.

O Centro de Exposições de Pernambuco é um local com toda a infraestrutura essencial para a realização do projeto, oferecendo aproximadamente 20 mil m2 de área total, ar condicionado, estacionamento para 2.500 veículos, além de outras facilidades.

Fonte: Padaria Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário