Pular para o conteúdo principal

CARNAUBENSE GANHA TÍTULO GASTRONÔMICO INÉDITO PARA O RIO GRANDE DO NORTE





Dona Flor e seus dois maridos" e "Iracema" foram os passaportes dos estudantes de Gastronomia da UnP, Warison Santos e Vandilson Santos, para a competição mundial de Gastronomia Laureate Culinary Cup Competition, que acontecerá no Kendall College, em janeiro de 2011.

Para representar o Brasil na competição mundial, Warison e Vandilson, venceram a seletiva nacional, que ocorreu em São Paulo nas instalações da Universidade Anhembi Morumbi, no dia 03 de dezembro. Coordenada pela professora Rosa Moraes, diretora de Hospitalidade e Gastronomia da Rede Laureate no país, o concurso teve como jurados chefs renomados, Chef Mara Salles (Restaurante Tordesilhas), Chef Mauricio Ganzarolli (Restaurante Bananeira), Chef Rosele Tejada (Restaurante Gardenia) e Chef Benny Novak (Restaurantes ICI, TAPPO e Dinner 2010).

A comissão organizadora da seletiva nacional propôs aos candidatos o desafio de criar um cardápio (entrada, prato principal e sobremesa) que representasse a gastronomia brasileira, com sua contextualização histórica e cultural.

O estudante Warison Santos explica que "decidimos começar a refeição com um prato que fosse ao mesmo tempo leve mas que tivesse a cara e as cores do Brasil e da Bahia, cheio de sabores e com um leve toque picante. Servimos então o prato 'Dona Flor e seus dois maridos', baseado na obra de Jorge Amado, que é composto por um sorbet de limão, cravo, pimenta de cheiro e azeite de dendê com uma salada de brotos e flores comestíveis. No prato principal, surubim em baixa temperatura, com crosta de castanha do pará, guarnecido com banana da terra, manga grelhada e caldo de laranja baía com priprióca, mostramos a diversidade de ingredientes do norte e nordeste brasileiro, usando 'Iracema', a obra de José de Alencar como referência. E para a sobremesa, tentamos remeter à nossa infância e a infância de milhares de brasileiros, nos inspiramos em Monteiro Lobato, 'As histórias de tia Anastácia' que é na verdade um trio de sobremesas, bolinho de chuva com doce de leite mineiro, canjica de milho branco e quentão cítrico com tangerina".

A diretora do curso de Gastronomia da UnP, Profa. Annamaria Nóbrega, vai acompanhar os estudantes. "O resultado da seletiva nacional veio a confirmar que estamos no caminho certo e que estamos dando aos nossos alunos condições de competitividade no mercado. Após passarmos por esta experiência, creio que estaremos mais preparados e amadurecidos para o mercado, principalmente, por se tratar de um mercado bastante competitivo", declara a diretora.

Fonte: www.unp.br


Comentário: Warison Santos é carnaubense, músico, discente do Curso de Tecnologia da Gastronomia, da Universidade Potiguar (UNP), ama o que faz, e com certeza será mais um profissional a se destacar entre os melhores naquilo que faz, não só pela sua titulação profissional mas também pela sua competência. Com certeza, nós carnaubenses estamos orgulhosos em saber do sucesso deste jovem estudante. Fé em Deus e Sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Ingredientes e suas funções

Características e funções dos ingredientes Os principais ingredientes em panificação dividem-se em dois grandes grupos: essenciais (farinha de trigo, água, fermento biológico e sal) e não essenciais (açúcar, gordura, leite, enzimas e outros). Destaque apenas para os essenciais: · Farinha O teor e a qualidade das proteínas formadoras de glúten da farinha de trigo são os principais fatores responsáveis pelo seu potencial de panificação, não obstante o amido, lipídeos e componentes aquossolúveis da farinha serem também necessários para a produção de pão com volume, textura e frescor adequados. Durante o processo de mistura, as proteínas insolúveis (gliadinas e gluteninas) da farinha de trigo hidratam-se, formando o glúten que após o tempo ótimo de mistura é capaz de reter os gases produzidos pelas leveduras, resultando desta forma um produto fermentado de baixa densidade. As gliadinas são as principais respons...

FORMULAÇÃO BÁSICA DE PÃO FRANCÊS

PARA ESTA FORMULAÇÃO UTILIZA-SE A METODOLOGIA DE PORCENTEGEM ( BAKER PERCENTAGE ) No método de porcentagem , a farinha é representada como 100 %, e os demais ingredientes como uma pocentagem da farinha. Exemplo: se eu vou utilizar 5 kg de farinha de trigo para elaborar um pão, estes 5 kg de farinha representarão 100%; e 3 kg de água gelada 60%, e assim sucessivamente. INGREDIENTES FARINHA................... (100 %) ÁGUA GELADA............... ( 60 %) SAL....................... ( 2 %) AÇÚCAR.................... ( 1 %) MARGARINA................. (2,5 %) CONDICIONADOR DE FARINHA.. ( 1 %) BANHA/GORDURA VEGETAL..... ( 1 %) EMULSIFICANTE (Opcional).. (0,1 %) FERMENTO BIOLÓGICO SECO... ( 1 %) TEMPO DE FERMENTAÇÃO Quantidade de Fermento Biol. Seco 1 % = 3 HORAS DE FERMENTAÇÃO 0,5 % = 6 HORAS DE FERMENTAÇÃO 0,25 % = 9 HORAS DE FERMENTAÇÃO TEMPERATURA DO FORNO 200 a 210º C c/vapor Processamento: 1 – Separar e pesar os ingredientes da formulação; 2 - Enviar os...

Etapas de Processamento do Pão

MISTURA ¯ FERMENTAÇÃO PRINCIPAL ¯ DIVISÃO ¯ BOLEAMENTO ¯ FERMENTAÇÃO SECUNDÁRIA ¯ MOLDAGEM ¯ FERMENTAÇÃO FINAL ¯ COZIMENTO ¯ RESFRIAMENTO ¯ CORTE EM FATIAS E EMBALAGEM Mistura: homogeneizar os ingredientes na etapa inicial, aerar e assegurar um trabalho mecânico sobre a massa, iniciando o desenvolvimento do glúten formado pela hidratação das proteínas da farinha até a obtenção de uma massa com propriedades viscoelásticas adequadas. A produção de massas à temperatura de 26-28ºC, ao final da etapa de mistura, é adequada, pois inibe a fermentação e, conseqüentemente, a produção excessiva de gases, sendo a temperatura da massa durante a mistura controlada pela temperatura da água. Fermentação Principal: é uma fermentação alcoólica e anaeróbica produzida pela ação do fermento biológico (levedura) sobre os açúcares presentes na massa. Há a produção de gás carbônico e modificações físico-químicas, as quais interferem nas propriedades plásticas da massa, participando da formação do sabor e...