Este blog tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade de arranjos produtivos e de processos, Desenvolvimento de Embalagem e Rotulagem, Desenvolvimento de Novos Produtos e Consultoria em Segurança Alimentar aplicada à Panificação e à Indústria de Alimentos. Contatos: tec.alimentosaironb.shelflife@gmail.com - (84) 9 8873-3209/OI - WhatsApp - CRQ/RN Nº 15.400.175.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Padarias faturaram R$ 63 bilhões em 2011
Um dos principais motores da economia brasileira, o segmento da panificação registrou vendas de R$ 62,99 bilhões em 2011, o que representa um crescimento de 11,9% em relação aos R$ 56,3 bilhões faturados em 2010. “A panificação está vivendo um processo de crescimento sustentado, que pode ser constatado pelo ritmo de expansão de seus negócios nos últimos anos, superior aos dois dígitos”, diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), Alexandre Pereira.
Como resultado desse crescimento, a participação do setor de panificação no Produto Interno Brasileiro (PIB) brasileiro saltou de 1,53% de 2010 para 1,66% em 2011. O PIB de 2010 foi de R$ 3,674 trilhões e o de 2011 foi de 3,784 trilhões.
Da mesma forma, o número de empregos criados pelas padarias também registrou aumento. Grande empregadora de mão de obra, a panificação abriu 21 mil novos postos de trabalho, o que representa um aumento de 2,8%. “O setor é responsável hoje por 779 mil empregos diretos e 1,8 milhão indiretos”, diz Alexandre Pereira, lembrando que a grande maioria dos negócios é constituída por micro ou pequenas empresas que respondem por um número significativamente alto de postos de trabalho.
Do universo total das padarias nacionais, 32,4% emprega de 13 a 16 funcionários. Em segundo lugar, com participação de 24,3%, figuram as padarias que empregam de 17 a 23 funcionários. “Esses percentuais demonstram a grande importação sócio econômica da panificação brasileira”, diz o presidente da entidade.
Paralelamente, o fluxo de clientes subiu 2,3%, para 43,23 milhões de brasileiros que frequentam as padarias diariamente. “A padaria tornou-se o grande centro de conveniência do brasileiro”, diz o presidente da Abip. De fato, o setor soube modernizar-se, oferecendo serviços de self-service, delivery, refeições, sopas, produtos de adega, hortifrútis, atendendo às exigências do consumidor. Exemplo dessa diversificação é o o crescimento da participação das padarias no food service no Brasil. Em 2011 o setor representou 36,05% do faturamento de R$ 89,1 bilhões do food service.
Fonte:Padaria Moderna.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário